logo

Educação: inscrições abertas para qualificação em enfrentamento da violência

03/08/2010 08:31:21 - Jornalista: Andréa Lisboa

Estão abertas as inscrições, até terça-feira (10), para a segunda turma do curso “Atualização em Enfrentamento da Violência e Defesa dos Direitos Humanos na Escola”. A Secretaria Municipal de Educação de Macaé foi a primeira do estado a implementar a proposta da Fiocruz junto ao MEC. A previsão é que, formado um novo grupo, as aulas comecem em 28 de setembro, na Cidade Universitária. A perspectiva da secretaria é a formação de nova turma integrada por professores ingressos na Educação municipal pelo último concurso público. Na segunda-feira (2), 700 novos profissionais se agregaram à rede.

O curso é oferecido pelo Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz (Claves), em parceria com o Ministério da Educação. Ele foi elaborado com o objetivo de provocar reflexões sobre as formas de violência nas escolas brasileiras, tanto as que se originam em diversos espaços sociais e invadem o espaço escolar, como as que são produzidas na escola e que se repercutem no cotidiano escolar e na vida social.

A carga horária é 70% presencial (48h), com a realização de encontros previstos para acontecerem na Cidade Universitária. Os 30% restantes (32h) serão realizados à distância, por meio de uma comunidade virtual de aprendizagem. O curso deverá se estender até 24 de novembro. As inscrições são feitas pelo link:
http://www.sigals.fiocruz.br/inscricao/cadastro.do?acao=telaInicial&codCL=4677&codECL=3937&codI=471.

Os profissionais que atuam na Educação terão a oportunidade de abordar os conteúdos “Violência, suas especificidades e manifestações na escola (bullying; gênero, sexualidade e raça; violência familiar)”; “Como a violência pode afetar as crianças e os adolescentes”; “Promoção da saúde e prevenção da violência na escola”; “A escola e a rede de proteção de crianças e adolescentes” e “Elaboração de um projeto de intervenção local”.