Macaé tem a pesca como uma de suas vocações econômicas e um chamamento público busca ampliar a presença da produção local nas escolas, aprimorando o cardápio alimentar dos cerca de 41 mil alunos da rede municipal. O edital está disponível para retirada na sala da Comissão Permanente de Licitação ou
aqui. O credenciamento acontecerá no dia 12 de junho, às 10h.
De acordo com a Secretaria de Educação, o estímulo a uma alimentação balanceada e rica em nutrientes tem sido uma das metas da pasta para a composição do cardápio da merenda. Atualmente, o consumo do pescado é oferecido três vezes por mês. A expectativa é ampliar para uma vez por semana, tornando mais habitual entre os estudantes o consumo de peixes.
“A presença do filé de peixe na alimentação escolar é primordial para estimular a prática aos alunos de terem uma alimentação mais saudável, já que se trata de um alimento rico em proteínas e baixo teor em gorduras”, afirma Tiani Motta, nutricionista e responsável técnica da Coordenadoria de Nutrição Escolar.
O chamamento também fomenta a economia ao contemplar a participação de Agricultores Familiares, Empreendedores Familiares Rurais, Agricultores, Pescadores e Aquicultores e suas organizações.
“Um processo com esse contribui para a participação de fornecedores locais, estimulando toda uma cadeia de serviços, desde a pesca ao processamento desse pescado. Isso também favorece ao aprimorar a qualidade da alimentação dos nossos alunos, ao oferecermos produtos frescos, como já acontece com os legumes, hortaliças e vegetais da agricultura familiar”, detalha a Secretária de Educação, Leandra Lopes.
O Chamamento Público 3/2023 será realizado na Comissão Permanente de Licitação, localizada na sede da Prefeitura, Avenida Feliciano Sodré, 534, Centro.