Foto: Maurício Porão
Documento foi lançado nesta quinta-feira (18) em encontro com gestores do órgão
Com a proposta de orientar as ações da rede pública municipal de ensino em relação à temática étnico-racial, a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial, lançou nesta quinta-feira (18), em reunião com gestores e técnicos do órgão, o Caderno de Diretrizes para uma Educação Antirracista.
De acordo com a secretária de Educação, Leandra Lopes, além de apresentar um histórico dos caminhos percorridos pelo órgão no fomento de políticas públicas antirracistas nas unidades escolares, o material apresenta as diretrizes pedagógicas, abordando conceitos e práticas importantes para a promoção de vivências éticas capazes de favorecer o respeito às diferenças. Ela acrescentou que cada unidade escolar deverá incluir em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) as ações específicas que forem definidas por sua comunidade escolar.
O Caderno aborda assuntos como: Os Desafios da Política Antirracista na Rede Municipal de Ensino de Macaé; Trabalhando Conceitos e Mapeando as Questões Étnico-Raciais; Educação e Direitos Humanos; Todos na Escola Somos Responsáveis: O Clima Escolar; Estado Laico e Racismo Religioso; Para Além dos Meses de Maio e Novembro.
“É uma satisfação apresentarmos o Caderno de Diretrizes para uma Educação Antirracista, trabalho fruto de diálogos com educadores que buscam, nas suas práticas educativas, implementar uma ação contra o racismo, o preconceito e a discriminação da população negra”, destacou.
Clique e conheça o Caderno de Diretrizes para uma Educação Antirracista.
“A ideia é que todos possam analisar e discutir esse documento, propondo, reavaliando e incorporando às práticas pedagógicas. O grande sentido da Educação é a construção de uma sociedade justa e solidária capaz de valorizar sua ancestralidade e as contribuições do povo negro para a humanidade”, pontuou a secretária de Educação.