Foto: Luiz Bispo
Seminário marcou o lançamento da Coordenadoria Interdisciplinar de Ações Comunitárias da Secretaria de Educação
Uma das lideranças do Movimento de Mobilização Social pela Educação, Linda Goulart, representando o Ministério da Educação (MEC), realizou a palestra ‘A força da interação entre família, escola e comunidade’, na manhã desta quinta-feira (24), durante o seminário ‘Educação, questões sociais e transdisciplinariedade’, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Neste encontro, Linda destacou as iniciativas da Educação municipal de oferecer certificação aos diretores das unidades de ensino e qualificação profissional.
O seminário marcou o lançamento da Coordenadoria Interdisciplinar de Ações Comunitárias da Secretaria de Educação, que iniciou suas ações em julho deste ano. O setor é integrado pelas equipes de ‘Controle de Frequência do Bolsa Família’, programa federal de transferência de renda; do ‘Conselho Escolar’, do ‘Serviço Social’ e do ‘Jornal Escolar’.
O próximo passo, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, será o encaminhamento para a Câmara de Vereadores de proposta de criação do ‘Dia Municipal de Mobilização pela Escola’.
- Criamos uma coordenadoria social pela escola, porque nossos esforços se baseiam em três pilares: sala de aula, escola e comunidade. Essa coordenadoria, oficialmente lançada hoje, busca trazer a comunidade para a escola pela qualidade da educação. Além dos trabalhos dessas equipes, vamos transformar todos os 90 laboratórios de informática das unidades escolares em lan houses públicas para aproximarmos a comunidade da escola e ampliarmos o atendimento de serviço social a famílias de alunos que sempre faltam as aulas, disse.
Linda Goulart considerou inovadora e positiva a iniciativa da Secretaria de Educação de Macaé de promover eleição direta para diretores das escolas com prova para certificação e ainda destacou o oferecimento de qualificação em curso de pós-graduação em gestão escolar para a categoria. “Parabenizo o secretário especialmente por oferecer qualificação específica”, ressaltou.
Ela enfatizou ainda a importância da sociedade conhecer, compreender e participar das ações de articulação entre as redes federal, estadual e municipal de educação para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Segundo ela, foi para isso que o MEC criou índices, com base também em taxas de reprovação, e estabeleceu metas.
- Temos que garantir a todos o direito de aprender o que lhe é devido e na idade certa. A família tem direito de cobrar qualidade, mas tem que saber também que tem certos deveres quanto à vida escolar de seus filhos, destacou.
A coordenadora Interdisciplinar de Ações Comunitárias da Secretaria de Educação, Bárbara Monteiro, considerou o momento favorável para reflexão sobre o que se tem feito, possibilitando a discussão de objetivos e metas.
Cerca de 150 pessoas estiveram presentes ao encontro, entre pais, professores, diretores de escola, demais membros dos conselhos escolares, representantes de órgãos municipais como os gestores dos programas Renda Mínima e Pousada da Cidadania, da Secretaria de Desenvolvimento Social; da Secretaria de Administração e do Plano Diretor, além do conselheiro Estadual Escolar, David Arcênio.
O evento foi aberto pelos bailarinos Vânia Tolipan e Renato Azevedo do núcleo de dança ‘Portadores da Alegria’. A bailarina, que dirige esse projeto social há 12 anos, abordou a acessibilidade como direito de todos. Essa é uma das 27 metas para 2012 elaboradas coletivamente a partir do ‘I Encontro Intermunicipal dos Conselhos Escolares’, que aconteceu em maio deste ano, na Cidade Universitária de Macaé, com a participação de 430 pessoas e representantes de seis municípios circunvizinhos.
Atualmente 97% das unidades de ensino de Macaé têm seus conselhos implantados. A Secretaria de Educação encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei indicando a criação de lei municipal que garanta que os conselhos escolares sejam mantidos pelo poder público. O processo está em tramitação. Para fomentar os conselhos, a Educação oferece ainda formação em cursos baseados em nove módulos do MEC aos conselheiros, seis já foram concluídos.
A representante de pais da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, Dilma Barbosa, considera os conselhos um espaço em que todos expressam suas opiniões “Estou percebendo que também temos voz. Família e escola devem andar juntos’, disse.
Já o projeto ‘Serviço Social’, iniciado em agosto, conta com cinco assistentes sociais e oito estagiários da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele partiu de uma ampla pesquisa e abrange 48 escolas de ensino fundamental da rede municipal. Foi firmada uma parceria entre Educação e poder judiciário com base em metodologia de acompanhamento dos estudantes evadidos ou com baixa frequência. A partir do próximo ano letivo, esse projeto incluirá a ação ‘Escola de pais’, com foco em 50 famílias de crianças e adolescentes em conflito com a lei. Palestras e encontros estão sendo planejados.
Também a equipe de ‘Frequência do Bolsa Família’ apresentou os avanços alcançados. “A frequência tem aumentado bastante e isso se deve o benéfico Bolsa Família’, disse a operadora desse sistema em Macaé, Eloísa Carvalho Castor. Em 2006 foram quatro mil beneficiários informados pela Secretaria de Educação, neste ano são 10.234.
Ainda a diretora do Colégio Municipal do Botafogo, Luiziania de Almeida, explanou sobre o sucesso do projeto ‘Jornal Escolar’. “Os alunos tiveram a possibilidade de estar em contato com a comunidade e conhecer melhor os projeto da escola, além de terem tido cuidado para escrever o jornal. Eles estão muito empolgados e isso é importante para nossa escola, localizada em uma comunidade violenta”, enfatizou.