Segundo o dicionário, os primeiros socorros podem ser definidos como uma série de procedimentos simples com o intuito de manter vidas em situações de emergência, feitos por pessoas comuns com esses conhecimentos, até a chegada de atendimento médico especializado e na Capital Brasileira do Petróleo o curso de primeiros socorros ganha uma nova importância uma vez que é exigido a todos os funcionários que pretendem trabalhar na indústria offshore.
Pensando nisso, a Secretaria de Educação, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), está lançando um curso gratuito de Primeiros Socorros. De acordo com a secretária municipal de Educação, Marilena Garcia, as inscrições já estão abertas e as aulas acontecerão todas as segundas, terças e quartas-feiras, das 13h às 17h. “Como o curso será dado em apenas três aulas por semana, a duração será de um mês, sendo que as aulas começam na próxima semana”, avisa.
Curso direcionado tanto a leigos como para profissionais
Segundo a enfermeira Mariana Hitomi, que ministrará as aulas, o curso terá módulos teóricos e práticos, e será indicado tanto para leigos no assunto quanto para profissionais da área de saúde que queiram se manter atualizados. “O curso pode ser feito por leigos que queiram ter noções básicas de primeiros socorros. Estas noções podem ser muito úteis em casa, seja para quem tem parente idoso e queria saber como proceder em caso de ataque cardíaco, seja para quem tem filhos pequenos e pretenda adquirir noções de como agir em caso de engasgamento”, explica Mariana que é formada pela Universidade Veiga de Almeida e está, atualmente, fazendo pós-graduação em UTI adulto. “O aluno que fizer o curso também aprenderá noções de como lidar com fraturas e a fazer massagem cardíaca”, completa.
O melhor é obter treino em primeiros socorros antes de precisar usar os procedimentos em quaisquer situações de emergência. Diversas situações podem precisar de primeiros socorros, mais comuns são para atender vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, tumultos, afogamentos, catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou para atender pessoas que passem mal: apoplexia (ataque cardíaco), ataques epilépticos, convulsões, etc.
A direção do Cetep lembra que tão importante quanto os próprios primeiros socorros é providenciar o atendimento especializado. Ao informar as autoridades, deve-se ser direto e preciso sobre as condições da vítima e o local da ocorrência.
Cursos do Cetep apresentam 80% de aproveitamento
Nesta semana, o Cetep formou turmas de auxiliar de escritório, almoxarifado, agente ambiental, assistente administrativo, gerenciamento de resíduos sólidos, autocad básico e informática avançada. Segundo Renata Dumard, coordenadora pedagógica, a evasão dos cursos estão abaixo dos 20%. “Temos aproximadamente 15% de alunos que fazem a inscrição e não aparecem, por se tratar de cursos gratuitos as pessoas às vezes não tratam com a mesma responsabilidade de um curso pago, mas a partir do momento em que inicia-se o curso, a taxa de evasão tem sido muito baixa”, comemora.