A importância do cinema enquanto instrumento de transformação social é apenas um dos tópicos abordados pelo projeto “E o cinema entrou na Escola”, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa de Cinema e Educação do Norte Fluminense, da Secretaria Municipal de Educação. O projeto será lançado, oficialmente, na próxima quinta-feira (24), a partir das 17h30, no auditório da Cidade Universitária.
De acordo com o Secretário de Educação e presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), professor Guto Garcia, a Secretaria de Educação tem apoiado o desenvolvimento de projetos que incentivem a formação integral do aluno.
- Mais do que desenvolver as disciplina básicas, a escola tem papel na formação do cidadão. E para tal, é necessária a implantação de projetos que vão além do ensino básico, e que desenvolvam atividades nas áreas de artes, cultura, entre outros, afirmou Guto.
Na programação do evento, será realizada uma aula inaugural, pela professora Marcia Regina Xavier, pesquisadora do Núcleo e também do projeto “Cinema para Aprender a Desaprender “(CINEAD/UFRJ), que terá como tema “A articulação do Cinema como arte, com a educação”. O evento será uma aula inaugural que tem como objetivo sensibilizar as pessoas com relação à importância da arte, em especial do cinema, como instrumento de educação”, comentou a coordenadora do núcleo, Luciana
Affonso Gonçalves.
A pesquisadora explicou que o Núcleo de Cinema e Educação do Norte Fluminense também está desenvolvendo a programação de um curso de Formação Continuada, sobre cinema na escola, que deverá ser realizado no próximo ano.
- O público será de profissionais da rede municipal de ensino. No primeiro módulo, vamos abordar como o cinema interfere na
formação de cada olhar e na desconstrução de perspectivas já cristalizadas. Em seguida, vamos discutir temas da educação a partir da abordagem do cinema e, no ultimo módulo, vamos buscar transmitir como fazer cinema na escola. Para este ultimo, vamos trabalhar com o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM)”, explicou Luciana.
O projeto “E o Cinema Entrou na Escola” tem como objetivo pensar o cotidiano da escola pelo cinema, passando a não ver como bloco fechado, mas como espaço aberto onde há vozes, emoções, cores.
- O núcleo se retroalimenta da experiência da escola. Iremos sugerir a pesquisa para a escola, e o resultado será usado na realização de projetos na unidade escolar. Estamos trabalhando a partir da perspectiva do cinema como arte, como nas propostas de reflexão de Bergala”, disse.
Fazem parte do núcleo pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), FAETEC – Campos e Faculdade NUnicipal Miguel Angelo da Silva Santos (Fe Mass)