Educação macaense representada na Conferência Nacional da Educação

09/04/2010 18:26:49 - Jornalista: Douglas Fernandes

Os cinco representantes de Macaé que participaram da Conferência Nacional de Educação, encerrada no último dia 1º de abril, afirmaram que as propostas elaboradas pelo município durante as etapas Municipal e Intermunicipal contribuíram para a composição do Documento Base ao Plano Nacional da Educação. Foram cinco dias de debates em Brasília (DF) onde o grupo integrou a comitiva de delegados do Estado do Rio de Janeiro. O tema da conferência foi: “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”.

Representaram Macaé: Alexandre Ramos de Azevedo, Trabalhador Educação Superior; Carmelita Reis, Movimento da Diversidade Quilombola; Nelma Ferreira Santos, Trabalhadores Públicos-IFF; Leda Vieria Moraes, Educadora municipal e Tânia Márcia Carvalho Aguiar, educadora e convidada a compor a comissão da Conferência estadual como observadora e relatora. A participação do grupo foi um marco na história da educação macaense: Pela primeira vez professores, representações municipais, sociedade civil entre outros, puderam representar o município em debates que visam melhorar o ensino de nosso País.

- Ver a mobilização e resultados de nossas primeiras Conferências em Macaé mostra que o município tem a educação como sua maior riqueza -, declarou a secretaria de Educação e Vice-prefeita , Marilena Garcia. Acrescentando: “Como educadora sempre tive como objetivo levar nossos educadores a compartilharem na Conferência nossas experiências, lutas pela educação de Macaé e suas contribuições para o ensino nacional.

A representação de Macaé na Conferência foi resultado do trabalho dos profissionais da Secretária de Educação e seus educadores. Marilena Garcia determinou que a realização do encontro municipal fosse uma das metas da Secretaria para 2009. O envolvimento de todos fez com que a iniciativa levasse mais de mil pessoas à Cidade Universitária, durante dois dias, debatendo sobre a realidade educacional do município, com as necessidades e prioridades, para aumentar e fortalecer a rede de ensino. O resultado levou o município a sediar a etapa Intermunicipal, desta vez em três dias, com o mesmo resultado positivo.

Esta foi a segunda Conferência realizada na gestão do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que é preciso haver metas de qualidade no novo Plano Nacional de Educação (PNE), que vai vigorar de 2011 a 2020. A secretária Marilena Garcia tem seguido as orientações do Ministério da Educação e, a cada ano, estabelece metas de ensino tendo como base as diretrizes do PNE.

Ministério da Educação reconhece atuação de Macaé e Região por Conferências

O trabalho e mobilização dos dirigentes e da classe educacional que se mobilizaram durante a Conferência Municipal e Intermunicipal foi reconhecida pelo MEC pro meio da Coordenação da Conferência Nacional de Educação. O órgão emitiu uma carta de agradecimento no qual ressalta “A todos aqueles e aquelas que tornaram possível não só cumprir, como também ultrapassar as metas traçadas para a realização da CONAE”.

Em Macaé, o reconhecimento também foi emitido em carta à educadora Macaense Tânia Márcia Carvalho Aguiar, da Comissão Organizadora do Estado do Rio de Janeiro, pelo “Apoio incondicional no período de realização da Conferência, sendo incansável e trabalhando em total harmonia, ajudando na solução dos problemas enfrentados e, atendendo prontamente as demandas dos participantes da CONAE, o nosso muito obrigado”.

Reserva de vagas nas universidades e remuneração do magistério na plenária final

A plenária final da Conferência Nacional de Educação sugeriu a destinação de 50% dos recursos obtidos a partir da extração do petróleo da camada pré-sal para a educação. Desse total, 30% ficariam com a União para investimento em educação profissional e superior e 70% com estados e municípios para aplicação na educação básica. Os participantes aprovaram também uma proposta de aumentar a parcela do Produto Interno Bruto (PIB) destinada à educação, passando dos atuais 4,7% para 7% em 2012.

Os paranaenses ocupam posição de destaque na Conferência Nacional de Educação (Conae) realizada em Brasília. Um dos destaques do dia 31 de março foi a experiência de Apucarana, cidade no Norte do estado, que implantou o sistema de ensino em tempo integral.

O modelo de educação integral implantado em Apucarana tem sido usado como referência para municípios na ampliação do tempo de atendimento escolar. Desde 2001, 38 escolas funcionam em tempo integral e atendem cerca de 7 mil alunos do 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental. A mudança permitiu que a cidade ampliasse os índices de aprovação e reduzisse os de reprovação e evasão escolar. O Índice da Educação Básica (Ideb) também aumentou e 67,6% dos alunos alcançaram, em 2007, a meta prevista para 2009.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, sugeriu, durante a cerimônia de encerramento da Conferencia Nacional da Educação – CONAE, uma mesa de discussão com governadores, centrais sindicais e prefeitos para acelerar a implantação do piso nacional do magistério. Apesar de ter sido aprovado em 2008, a lei que estabelece uma remuneração mínima de R$ 1.024,00 para professores da rede pública está sendo questionada por governadores no Supremo Tribunal Federal (STF).