logo

Educação oferece aulas de reforço a ex-alunos do curso preparatório do Prominp

13/09/2010 09:35:43 - Jornalista: Fernanda Lisbôa

A Secretaria de Educação, através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), está oferecendo aulas de reforço aos alunos que participaram do curso de reforço escolar preparatório para o concurso do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Pertóleo e Gás Natural (Prominp). A iniciativa se deu em função do atraso da realização do concurso, que foi programado para fevereiro, mas será realizado no dia 24 de outubro. Os ex-alunos interessados devem procurar a sede do Cetep, na Rua Alfredo Backer, 363, Centro. As aulas de reforço vão acontecer a partir de 27 de setembro.

De acordo com a presidente do Cetep, Waleska Freire, 100 alunos fizeram o curso e, até o momento, 33 confirmaram a participação. “Tivemos cinco turmas, com um total de 100 alunos. Essas pessoas podem procurar a secretaria do Cetep e fazer a inscrição para a revisão de conteúdo, que foi aplicado durante os meses de novembro, dezembro e janeiro. A revisão é gratuita e será ministrada no turno da noite, para que as pessoas que trabalham ou estudam durante o dia não tenham problemas com horário”, explica Waleska.

O curso de reforço escolar é oferecido através de uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os inscritos tiveram aulas de português, matemática e raciocínio lógico. O Ministério do Desenvolvimento Social forneceu as apostilas do curso e o município professores, espaço físico (Cetep), além de encaminhar os bolsistas inscritos no Programa Bolsa Família (Secretaria de Assistência Social).

Para Macaé haverá vagas para ajudante de cozinha, auxiliar de movimentação de carga, caldeireiro, caldeireiro offshore, mecânico Ajustador, mecânico montador, montador de andaime, pintor, saloneiro, assistente de logística, comissário, cozinheiro, instrumentista reparador, operador de movimentação de carga, padeiro/confeiteiro, plataformista de sondas e profissional de suprimentos. De acordo com a assessoria da Petrobras, os cursos são oferecidos em áreas onde a disposição de mão-de-obra é bem inferior a demanda do setor.

O Prominp tem como principal objetivo o fortalecimento da indústria nacional e capacitação de pessoas para trabalhar nessas empresas. O projeto nasceu a partir do entendimento de que é preciso maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços em bases competitivas e sustentáveis.

Os participantes dos cursos de qualificação do Prominp recebem bolsas que vão de 300 a 900 reais por mês e os cursos têm duração de 80 a 360 horas, sendo a maior parte do programa composto de aulas práticas.