A Secretaria Municipal de Educação está com inscrições abertas para dez cursos e em diversas palestras, que acontecerão na Cidade Universitária, como a "Sou peça fundamental nesta engrenagem chamada escola", voltada para profissionais de apoio ao serviço escolar, que será realizada em 29 de junho, das 14 h às 17h.
Além dos cursos de qualificação profissional, a Secretaria de Educação abriu 40 vagas para a comunidade no curso de Espanhol do Centro Municipal de Idiomas (CMI). O curso é gratuito e o material didático necessário durante o ano está na faixa de R$ 80,00. As aulas acontecerão no prédio anexo ao do Senai, que é sede do CMI e do Colégio de Aplicação (CAp), na rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, no bairro Botafogo.
Tanto a continuidade do programa de qualificação do servidor municipal, que formou mais de três mil funcionários no ano passado, quanto o Centro Municipal de Idiomas e o Colégio de Aplicação são metas da Educação para 2010 que já estão sendo cumpridas. O curso gratuito oferecido pela Secretaria de Educação "Atualização da língua portuguesa com abordagem sobre o novo acordo ortográfico", que terá início na terça-feira (11), completou sua primeira turma com 50 vagas.
As inscrições são efetuadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 18h, na Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, localizada no 3° andar do prédio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária, rua Aloísio da Silva Gomes, n° 50, Granja dos Cavaleiros. O telefone para mais informações é 2796-2529 e o e-mail, seciapp@funemac.edu.br. Para se inscrever ou reservar uma das mais de mil vagas oferecidas este ano pela Secretaria de Educação basta ser maior de 18 anos para os cursos de qualificação, ou maior de 12 anos, para o curso de língua estrangeira.
Qualificação para os Servidores: novo Acordo Ortográfico
A professora Jardeni Jadel coordena o curso Atualização da língua portuguesa com abordagem sobre o novo acordo ortográfico, que se estenderá até15 de junho. A proposta abrange, além das alterações definidas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa e as modificações ocorridas no Brasil: regras de pontuação; alterações no texto; o uso adequado dos pronomes como elementos de coesão textual e dúvidas sobre o uso adequado de expressões que oferecem dificuldades no uso da língua padrão.
No último dia 16, começou o curso "Para Além do Brincar- Conhecer para desenvolver habilidades da criança", realizado nas manhãs de sextas-feiras. Foram abertas 30 vagas para servidores municipais da Educação e dez para a comunidade em geral. O curso, relançado este ano, irá até 2 de julho.
Ministrado pelas professoras Cristina Burle e Tátia Rangel, o “Para Além do Brincar” tem como objetivo apresentar aos profissionais da educação infantil, do ensino fundamental e a pedagogos ações que estimulam o brincar no cotidiano escolar, favorecendo a construção de relações e vínculos positivos e promovendo interfaces entre as habilidades motoras, sociais e cognitivas.
Os temas que estão sendo desenvolvidos neste semestre são: "A importância de brincar sob a garantia do ´olhar´ do adulto"; "O brincar como construção simbólica do mundo" e "O brincar e o pensamento lógico matemático". O aluno deverá participar de um seminário de produção no final do curso para receber o certificado de aproveitamento.
Reserva de vagas e Ementas dos Cursos
A Secretaria está fazendo um cadastro de reserva para inscrições em vários cursos, grupos de estudos, seminários de produção e palestras. São ao todo 10 cursos, além de outras atividades.
As ementas dos cursos oferecidos estão disponíveis no site www.funemac.edu.br. São eles: Idéias, textos e discursos - a saúde e a arte da boa comunicação (50); O Uso da Língua Portuguesa no Cotidiano da Saúde - Avançado (50); Formação de Monitores de Parque (50); Auxiliar Administrativo - Jovens do Programa Nova Vida (60); Atualização em Medidas Socioeducativas -Degase (50); Atualização em Enfrentamento da Violência e Defesa dos Direitos na Escola - Fiocruz (35); Adolescentes: Um olhar multidisciplinar (30); Atualização em Língua Portuguesa para Educadores (50); Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho (50) e A Educação do Campo frente às mudanças atuais (50).