Foto: Ana Chaffin
IV Feira de Responsabilidade Social Bacia de Campos, será realizada até quinta-feira (19), na Cidade Universitária
A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está participando da IV Feira de Responsabilidade Social Bacia de Campos, que será realizada até quinta-feira (19), na Cidade Universitária. No evento, os visitantes estão podendo conhecer algumas ações do ensino superior, profissionalizante e básico, através dos estandes montados pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), além da Escola Municipal Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco.
Na abertura do evento, a vice-prefeita Marilena Garcia fez questão de enfatizar o importante papel da educação na “Gestão para a Sustentabilidade”, tema escolhido para o ano de 2011:
- Somos a Bacia que produz 87% do petróleo do Brasil. E temos um compromisso muito grande nas mãos, de aumentar as ações e políticas sustentáveis para fazer de Macaé uma cidade de oportunidades. Especialmente através da educação, que é o pilar para qualquer mudança. Abraçamos a causa da responsabilidade social e da sustentabilidade, pois elas não têm dono e devem ser uma responsabilidade de todos nós.
O secretário de Educação, Guto Garcia, concorda que a educação tem um papel importante na mudança do pensamento com relação à sustentabilidade e que por isso, a secretaria também faz parte de uma programação da feira: “É importante apoiarmos ações como esta, já que hoje em dia tratar de temas como a responsabilidade socioambiental e criar oportunidades para que os projetos se tornem práticas efetivas também é o papel da Secretaria de Educação”, afirmou.
O diretor responsável pela Feira, Martinho Santafé, pontuou que a sustentabilidade começa no cidadão e que por isso a educação tem um papel fundamental: “Sentimos como é importante estar inserido no espaço acadêmico, contando com o envolvimento de alunos e educadores, já que a Feira é um espaço de encontro, de interação. Trata-se de um avanço gradual, mas estamos caminhando nesta causa”, disse.
Para o vice presidente da Funemac, o professor e doutor Joelson Tavares, a questão da sustentabilidade é uma maneira de perceber o mundo, a natureza e todos os recursos naturais, que vai sendo construída exatamente pela educação: “A visão de sustentabilidade envolve o homem, que é co-participe na natureza. E nessa percepção mais ampla, que inclui as questões sociais e o desenvolvimento como um todo, a educação tem um papel fundamental de auxiliar as pessoas a terem uma compreensão a partir de uma outra perspectiva”, afirmou.
Para a diretora da E. M. Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, Elisa Cristina de Sales Félix, a participação na Feira, além de ser um reconhecimento do trabalho desenvolvido na escola, é a chance das pessoas conhecerem ações simples e que podem ser implantadas por elas mesmas:
- Este ano estamos com várias oficinas dentro da oficina de meio ambiente: coleta seletiva, compostagem, horta escolar e combate a dengue. Trouxemos para cá um pouco do que fazemos na escola, já que este é um trabalho de responsabilidade social. Qualquer um pode ter uma horta em casa, por exemplo, feita com material reaproveitado. Nosso trabalho é mostrar que precisamos aprender a reaproveitar estes materiais.
Para os interessados em conhecer os projetos da Educação, entre outros, a IV Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos está aberta das 14h às 21h, na Cidade Universitária. Além da área reservada aos expositores, os visitantes ainda podem participar de fórum, oficinas, mostra de vídeos e apresentações culturais.