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Educação participa da etapa estadual da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

26/08/2025 10:23:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

O objetivo é eleger os municípios que irão representar a etapa nacional em Brasília com propostas dos eixos sobre a temática da justiça climática.

Educadores e alunos delegados do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da rede pública municipal de ensino participam até quarta-feira (27) da etapa estadual da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), no Centro de Estudos do Sumaré, Rio de Janeiro. Em 2025, o tema da conferência é “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, e faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em Belém (PA).

O evento tem o objetivo de eleger os municípios que irão representar a etapa nacional em Brasília com propostas dos eixos sobre a temática da justiça climática. As unidades de Macaé que participaram da etapa, nesta segunda-feira (25), são Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel e Escola Municipal Generino Teotônio de Luna.


“Apresentamos projetos pela justiça climática com a criação de aplicativo e produção de mídias de conscientização, inclusive com a utilização de inteligência artificial. A proposta da conferência já acontece há anos e união dos ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente, consiste em um processo de mobilização que convida as escolas a desenvolverem jornadas pedagógicas em prol da justiça climática, engajando jovens na transformação de suas comunidades escolares e dos territórios onde eles se situam”, destacou a designer educacional Luemy Avila, da Coordenação de Educação Digital, Computação e Inovação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.



A CNIJMA visa ainda fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental, para que as escolas se constituam como espaços educadores sustentáveis e resilientes. A iniciativa é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.