A IV Feira de Responsabilidade Social Bacia de Campos será realizada entre os dias 17 e 19, na Cidade Universitária. O evento contará com a participação da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que mostrará suas ações no ensino superior, profissionalizante e básico. Para isso serão montados estandes pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), além da Escola Municipal Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco.
Na área reservada à Funemac, além da apresentação dos cursos oferecidos pela Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), outros projetos de destaque também serão apresentados: o de extensão para a comunidade, como o Centro Municipal de Idiomas (CMI) e o Colégio de Aplicação de Macaé (CAP), e os de bolsas de extensão oferecidos pela instituição. A Funemac ainda contará com um representante entre os palestrantes do evento, o professor e vice-presidente da fundação, Joelson Tavares.
No espaço reservado ao Cetep haverá distribuição de material informativo sobre todos os cursos de capacitação profissional oferecidos gratuitamente. Na ocasião, será possível realizar inscrições nestes cursos. E pelo fato de o tema principal da feira ser o Desenvolvimento Sustentável, haverá ainda uma demonstração do curso de Ensaios Não Destrutivos, oferecido em parceria com a empresa Fraend.
Como uma das finalidades da programação é proporcionar interatividade e gerar possibilidades para o surgimento de novos negócios, no último dia da feira, ainda será apresentada uma proposta às empresas para que elas ingressem no Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), desenvolvido em parceria com a Petrobras.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a secretaria não poderia deixar de fazer parte de uma programação voltada para um tema tão relevante:
- É importante apoiarmos ações como esta, já que hoje em dia tratar de temas como a responsabilidade socioambiental e criar oportunidades para que os projetos se tornem práticas efetivas também é o papel da Secretaria de Educação.
Educação Básica também participa
Já os estudantes da Escola Municipal Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, localizada no Bairro Sol y Mar, vão apresentar trabalhos referentes às práticas ambientais com horta, coleta seletiva e processo manual de compostagem. A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Conceição de Maria Alves, salientou que a Semed se volta para ações pedagógicas ligadas ao meio ambiente para trabalhar com os alunos, que são considerados como importantes multiplicadores de informações.
- Em virtude dos projetos direcionados para a área ambiental em diversas unidades de ensino resolvemos escolher uma delas para fazer parte da programação. No ano passado, a escolhida foi a Escola Marly Vasconcelos Lemos, mas este ano, a unidade Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco se tornou um dos destaques, disse Conceição.
Os projetos ambientais da Escola Municipal Sandra Maria Araújo reforçam mais uma ação voltada para determinação da lei 11.947/2009, cuja previsão é que do total dos recursos financeiros disponibilizados para a merenda escolar, no mínimo 30% devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando com isso, os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.