Foto: Luiz Bispo
Uma das novidades que serão implantadas este ano é o aumento na carga horária dos alunos, de cinco para seis horas.
O ano letivo para mais de 34 mil alunos das escolas da rede municipal de ensino começa no dia 6 de fevereiro, inclusive para os estudantes da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e o Colégio de Aplicação (CAp). No entanto, os professores do município retornam às unidades municipais no dia 1º de fevereiro. O retorno acontece após quase dois meses de recesso, já que as férias escolares iniciaram no dia 19 de dezembro.
O objetivo da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é traçar os planejamentos pedagógicos das unidades. Já nos dias 2 e 3 de fevereiro está prevista a realização de um curso de Formação Continuada específico aos profissionais da rede. A programação está sendo definida pelas equipes pedagógicas da Secretaria de Educação.
O secretário de Educação, Guto Garcia, afirma que o ano letivo de 2012 promete ser de conquistas para a rede de ensino e, consequentemente, para o município. “O ano letivo de 2011 foi marcado por projetos e ações que reforçaram a educação como a nossa maior riqueza. E em 2012, continuaremos investindo para que Macaé tenha uma educação cada vez melhor.”
Uma das novidades a ser implantada na rede municipal de ensino no ano letivo de 2012, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental é o aumento na carga horária dos alunos, que passa a ser de cinco horas de aula todos os dias, o que permitirá a inserção de novas disciplinas na grade curricular. Com isso, no 1º ano serão incluídas a Educação Física, Artes e Contos, enquanto do 2º ao 5º ano serão Educação Física, Artes e Inglês. Já do 6º ao 9º ano de escolaridade a Língua Espanhola entrará na grade curricular.
- Vamos inserir o Espanhol do 6º ao 9º ano de maneira gradativa, iniciando-se pelo 6º ano, depois 6º e 7º, até que esteja implantado do 6º ao 9º ano. Além disso, algumas escolas do 6º ao 9º ano participarão de um projeto piloto com carga horária de seis horas diárias.
Além das novidades para os alunos, a Secretaria de Educação vai prosseguir com a realização de cursos de Formação Continuada para os profissionais da rede: As equipes pedagógicas do Ensino Fundamental e Educação Infantil já estão definindo os cronogramas de cursos que serão direcionados a profissionais da rede. A intenção é atualizar e fomentar estratégias e recursos pedagógicos que visam assegurar a qualidade da educação básica.
O secretário afirma que a proposta dos ciclos de reciclagem é enriquecer e atualizar educadores, técnicos, gestores e pessoal de apoio: “Todas estas atividades voltadas aos servidores da rede municipal visa melhorar a qualidade de ensino. Através de uma formação continuada enaltecer práticas inovadoras, que podem contribuir com o dia a dia dos profissionais e suas necessidades”, conclui.