Levar a arte para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (Eja). Esta é uma das ações da rede municipal de ensino, que agendou para este mês de outubro a participação dos estudantes em uma série de eventos culturais. Até sexta-feira (21), cerca de 30 alunos das unidades municipais Joffre Frossard e Ancyra Gonçalves Pimentel vão assistir ao filme “A, B, Ser”, da diretora macaense Mariana Luiza, que está sendo promovido pela Coordenadoria Extraordinária Macaé 200 anos.
A exibição gratuita está acontecendo na sede do Clube Ypiranga, situado à avenida Presidente Sodré, 22, no Centro da cidade.
O documentário, que narra a história de uma turma de idosos que compartilha, diariamente, o prazer das descobertas da alfabetização. A história retrata a força de vontade de ler, escrever e ver a vida através de uma visão diferente. De acordo com a coordenadora da Eja, Margarida Silveira, a programação promete marcar o processo ensino-aprendizagem dos que vão participar do evento.
- Sabemos que a maior parte dos alunos da Eja apresentam um perfil de trabalhadores, que desejam recuperar o “ tempo perdido” nos estudos. A apresentação de um documentário como este só tem a contribuir com o esforço que os mesmos fazem para freqüentar as aulas e concluir os níveis de escolaridade, disse a coordenadora.
Segundo o coordenador extraordinário do Macaé 200 anos, Ely Peron, o documentário é rico em detalhes e demonstra a sutileza e boa vontade da autora Mariana Luiza, que foi premiada nacional e internacionalmente, após ganhar um concurso na TV Futura.
Mais eventos – Além de assistir ao filme “A, B, Ser”, o público da Eja também vai fazer parte de outras manifestações culturais. Na terça-feira, dia 25, os alunos da Escola Estadual Municipalizada Jacira Tavares Durval terão a oportunidade de se emocionar com a apresentação do Concerto de Música Erudita e Popular, que vai também vai acontecer às 20h, no Sesi.
O grupo de teatro Sesi Macaé sobe ao palco com o projeto “Petrobras apresenta Concertos Sociedade Musical Macaense ano 1. O objetivo é formar plateia e atrair novos públicos para o gênero. Hoje, a rede municipal 3 mil alunos em 31 escolas municipais, que funcionam com Educação de Jovens e Adultos no turno da noite.