A Secretaria Municipal de Educação promoveu na última sexta-feira (16), a primeira aula prática para os alunos do curso de Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep). O curso que tem a carga horária dividida em aulas práticas e teóricas, já formou vários profissionais que recentemente foram aprovados em concursos públicos.
Na primeira aula prática, os alunos receberam material descartável e tiveram treinamento específico para a coleta correta de sangue. “Eu nunca tinha coletado sangue de outra pessoa na vida, mas gostei muito de fazer isso. Acho que levo jeito”, declarou contente a aluna Vânia Pinheiro.
Já Fabiana Gregório Leite, que trabalha como técnica em enfermagem, o curso está sendo uma forma de capacitação profissional. “Acho que é uma forma de melhorar como profissional e expandir nossas possibilidades no mercado”, destaca.
De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Renata Dumard, várias alunas que participaram do curso conseguiram passar em concursos públicos. “Nosso objetivo geral é preparar os futuros auxiliares para o trabalho cotidiano de um laboratório ou clínica de primeira linha. São priorizadas desde as relações interpessoais, ou seja, a abordagem e a comunicação com o cliente, até a manipulação de materiais, incluindo a utilização de instrumentais e equipamentos de segurança do trabalho”, explicou Renata
Ela destacou ainda, que o Cetep oferece também ao aluno a formação necessária ao seu pleno desenvolvimento, com conhecimentos científicos, tecnológicos e de gestão para atuar como auxiliar de laboratório de análises clínicas na cadeia produtiva do serviço de saúde.
Aula prática – Segundo a professora, Patrícia Souza de Freitas, o curso tem módulos práticos de 100 horas/aula, incluindo estágios e carga teórica de 260 horas/aula, onde são abordados os temas de biologia celular, biossegurança, hematologia, parasitologia, imunologia, microbiologia, urinálise e bioquímica. “O aluno sai do curso completamente qualificado para o mercado de trabalho, sabendo exercer suas funções tanto na prática quanto na teoria”, enfatiza a professora.