Mais uma capacitação é oferecida para as Mulheres da Paz. Líderes das comunidades como Malvinas e Botafogo já começaram a frequentar as aulas do curso básico de Informática, que será ministrado durante cinco meses na Casa da Cidadania. As ações fazem parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é investir em políticas públicas que possam gerar renda para essas voluntárias.
- Além da geração de renda, esses cursos terão papel fundamental na inclusão digital dessas mulheres, facilitando o acesso às informações necessárias no dia-a-dia delas, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
As Mulheres da Paz, além de terem consciência do importante papel de mediadoras da comunidade com a rede de serviços do município, também acreditam que o acesso à inclusão digital promoverá diversos benefícios quando forem concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. “Hoje, temos que acompanhar a evolução. Tenho 38 anos e na turma existem mulheres da minha idade ou mais nova. Muitas delas nunca tiveram contato com o computador. Esse trabalho é fundamental para as mulheres da nossa comunidade. Com certeza, estaremos bem mais preparadas para o mercado de trabalho e, ainda, podemos multiplicar o nosso conhecimento”, ressaltou a voluntária Elenice da Silva Ferreira, moradora do bairro Malvinas.
Cerca de 15 voluntárias do projeto Mulheres da Paz participam do curso que, inicialmente, traz capacitações do pacote Office como Windows, Word, Excel, Power Point e Internet. As participantes recebem instruções desde o manuseio de periféricos até a utilização do software.
Customização – Além do curso de informática, integrantes do projeto também são capacitadas em cursos de customização. Este mês, já iniciaram trabalhos de confecção de guirlanda para o período natalino. As atividades têm parceria com a Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A Casa da Cidadania fica localizada à Rua Djalma Sales Pessanha, 591, Botafogo (atrás do SenaiI, no mesmo prédio que funciona o Colégio de Aplicação – CAP).
Histórico - O prefeito Riverton Mussi assinou, no dia 26 de novembro de 2008, com o Ministro da Justiça, Tarso Genro, no Rio de Janeiro, a inclusão de Macaé no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Macaé foi incluída no programa durante uma das reuniões do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar) na Petrobras, em 23 de novembro de 2007. O Prodesmar é um programa com cinco projetos que foi iniciado por idealização da então vereadora Marilena Garcia.