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Educação promove Mostra de Arte Afro-Índigena em agosto

19/07/2012 10:36:00 - Jornalista: Joice Trindade

Destacar a importância do ensino da cultura e história indígena e africana no currículo escolar. Esta é a finalidade da 1ª Mostra de Arte Afro-Indígena: Um novo olhar. A programação, que visa envolver alunos e professores da rede municipal de ensino, vai acontecer entre os dias 6 a 10 de agosto, no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. A abertura da mostra será segunda-feira (6/08), às 17h, com apresentações culturais dos professores envolvidos. Já de terça-feira (7/08) a sexta-feira (10/08), o evento vai acontecer das 8h às 17h.

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, segue a determinação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, responsáveis por inserir a história afro-brasileira e indígena nos currículos escolares. A intenção é fazer com que as questões indígenas e afro-brasileiras sejam abordadas em disciplinas como Educação Artística, Literatura e História. Uma das ações é a realização da mostra, em que o público visitante terá a oportunidade de apreciar trabalhos artísticos como dança, apresentações musicais, exposições fotográficas, além de desenhos, gravuras e esculturas, voltadas para a temática da programação.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, destaca que o conteúdo programático das escolas municipais focado na previsão legal da 10.639, inclui diversos aspectos da história e da cultura:

- As escolas municipais abordam, de forma multidisciplinar, a formação da população brasileira a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política. Programações como estas são essenciais para reforçar as estratégias pedagógicas voltadas para este tema - ressaltou.

Ela lembra que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país deve ser trabalhada no âmbito escolar. A rede municipal de ensino está imbuída desta proposta: “A pluralidade cultural é um tema que pode ser abordado de forma transversal, em várias disciplinas”, destaca Marilena.

A mostra vai apresentar trabalhos dos alunos desenvolvidos durante o primeiro semestre letivo. No entanto, segundo o coordenador de Artes do Ensino Fundamental, Sandro Carvalho da Frota, os educadores também terão a oportunidade de destacar suas habilidades no espaço intitulado “Cantinho do Mestre”. Neste local, serão expostas esculturas, gravuras, além de serem realizadas apresentações musicais. “Estamos finalizando a programação. A mostra será uma chance de envolver a comunidade escolar em manifestações artísticas diversas. A previsão é contar com a participação de estudantes de cerca de 10 escolas e um total de 15 professores”, salientou.

Outra atividade que será promovida no evento é a exposição “Mulheres Negras Macaenses”, em que a professora Luciana André da Silva vai enaltecer, através da arte fotográfica, a figura feminina da cidade. Durante a mostra, alunos, pais e responsáveis ainda terão a chance de participar das oficinas de desenho e grafismo indígena, além de pirogravura: “As oficinas serão ministradas para despertar talentos e o maior interesse pelas artes plásticas direcionadas às culturas afro-brasileiras e indígenas”, finalizou Sandro.

Outras ações - A Secretaria de Educação conta com uma equipe do Programa de Cultura Afro-brasileira, que ministra palestras específicas quanto ao estudo da cultura afro-brasileira e sua aplicação para os professores. A intenção é que eles sejam multiplicadores de informações do tema, que é abordado aos alunos de Ensino Fundamental e Médio com a proposta de fortalecimento das identidades étnicas. O objetivo é apresentar à equipe pedagógica das escolas municipais projetos educacionais e as possibilidades de ação dos professores como mediadores de situações que envolvem a diversidade.

Além disso, a rede municipal está desenvolvendo o projeto “Conhecer para entender que somos muitos, somos muito mais”. Desenvolvido pela equipe da Subsecretaria de Ensino Fundamental, a finalidade do projeto é orientar os educadores quanto à previsão da lei 11.645/2008. Para isso, desde o início do ano letivo, os coordenadores de área do 6º ao 9º ano iniciaram as orientações pedagógicas a respeito da implementação da lei. O foco central do projeto é a disciplina de História, que dividiu os temas por ano de escolaridade, como “A origem do ano”, “Uma reflexão sobre as sociedades primitivas na América”, “Povos, culturas e as relações entre dominadores e dominados” e “Um novo mundo possível”.