Em mais uma ação de capacitação profissional, a secretaria de Educação promove nesta sexta-feira (31), o I Simpósio de Educação de Macaé. O evento, voltado para professores, supervisores de ensino e diretores, tem como principal objetivo discutir as novas formas de avaliação do aluno. O evento traz especialistas renomados na área, como o educador francês Bernard Charlot.
Conforme já estava previsto do calendário escolar, nesta sexta não haverá aula na rede municipal. Além do simpósio, as escolas também estarão promovendo reuniões pedagógicas. O simpósio, que será realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, tem como tema “Um novo olhar sobre a avaliação”. O evento começa às 08h, e inclui palestras e mesas redondas.
Para o evento, a secretária de Educação, Milmar Pinheiro, teve o cuidado de convidar especialistas renomados. A palestra que abre o simpósio, às 8h30 é com Bernard Charlot, professor de Ciências da Educação na Universidade Paris VIII, doutor em Educação pela Universidade de Paris X, consultor da Unesco no Brasil e membro do Comitê Internacional do Fórum Mundial de Educação, realizado em Porto Alegre.
Charlot é autor de vários livros que abordam o tema, como "Da Relação com o Saber: Elementos para uma Teoria", e também organizador da obra "Os Jovens e o Saber: Perspectivas Mundiais", com participação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Ele defende uma escola que valorize o aluno, suas origens e auto-estima para melhorar a relação do jovem com o saber.
Às 10h30, a palestra é com o professor Cipriano Carlos Luckesi, autor de dezenas de livros, entre eles “Prática docente e avaliação”. O professor é bacharel em Teologia pela PUC de São Paulo, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Salvador, e doutor em Educação, Filosofia e História da Educação pela PUC de São Paulo.
Às 11h15, a palestra é com a professora Leiva de Figueiredo Viana, doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Após um intervalo para o almoço, às 13h30 a programação recomeça, com mesa redonda com os palestrantes, mediada pela doutora em Educação pela PUC do Rio de Janeiro, Amélia Escotto. O evento termina às 17h.