logo

Educação qualifica oficineiros das escolas de tempo integral

03/11/2010 09:24:34 - Jornalista: Assessoria Semed

Catorze monitores de escolas de tempo integral da rede pública municipal de ensino participaram da “Oficina de Estudos Dirigidos: Brincadeira é coisa séria”. A programação, realizada na sede da secretaria Municipal de Educação (Semed), na última sexta-feira (29), teve a finalidade de promover a atualização e o conhecimento de novas ferramentas pedagógicas nas unidades de ensino.

Ministrada pelas coordenadoras de Língua Portuguesa, Tânia Pacheco (6º ao 9º anos de escolaridade) e Adelina Mercedes Cabral (1º ao 5º anos), a oficina enfocou a temática “Jogos e Brincadeiras” na programação de leitura escrita com gêneros textuais. O secretário de Educação, Guto Garcia, lembrou que a o mini-curso visa propor aos oficineiros recursos para que possam trabalhar com os alunos durante as aulas. “Esses profissionais ficam durante o período alternativo às aulas tradicionais com os estudantes e é preciso que realizem com eles atividades que os ajudem a desenvolver uma série de habilidades. Mais de que ser uma escola de período integral, é preciso ser uma escola de educação integral”.

Os monitores, que no primeiro semestre participaram de um mini-curso, nos mesmos moldes, voltado para o assunto “Recreação, através de jogos e brincadeiras”, contaram nesta semana com uma oficina que consistiu em gêneros como contos, poemas, textos opinativos, em que tiveram a oportunidade de transmitir as opiniões sobre a atividade, além de leitura, jogos e regras.

Um dos momentos mais dinâmicos do encontro foi a produção de máscaras africanas e bonecas negras através de material de sucata. Segundo as monitoras do Ciep municipalizado Darcy Ribeiro, Michelle Couto e Sabrina Bersot, a programação foi mais do que proveitosa. “Aprendemos muito. Em pouco tempo participamos de atividades que vão contribuir com o processo ensino-aprendizagem dos alunos”, disseram.

Já a monitora da unidade municipal Amil Tanus, Cristiane Azevedo, o conteúdo ministrado na oficina de Estudos Dirigidos vai contribuir com a prática pedagógica e o trabalho desenvolvido pelos monitores participantes. “Vamos poder despertar maior interesse e aguçar a criatividade da garotada através do que nos foi transmitido nesta programação”, pontuou entusiasmada.

Segundo a subsecretária de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Cultura, Conceição de Maria Alves, programações como estas enaltecem a proposta da Semed de promover a qualidade de ensino e contribuir com o crescimento e valorização dos profissionais da Educação.