logo

Educação realiza encerramento do programa de Pró-Letramento

30/11/2011 16:30:36 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Luiz Bispo

Secretário Municipal de Educação, Guto Garcia

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (30), pela manhã, no auditório da Cidade Universitária, a cerimônia de encerramento do programa de Pró-Letramento. A programação foi marcada pelo relato de experiências de tutores e alunos dos cursos de Linguagem e Matemática. Universitária, a cerimônia de encerramento do programa de Pró-Letramento.

O secretário Municipal de Educação, Guto Garcia, iniciou sua fala apresentando os principais projetos da Secretaria de Educação, entre eles a eleição de diretores, o aumento da carga horária nas escolas e a conclusão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério (PCCV).

- A tabela do plano será em forma de matriz com promoção vertical e horizontal. A cada curso de graduação, mestrado, doutorado que o professor fizer, mudará de linha. Já a promoção horizontal deverá ser automática, por tempo de trabalho. Esse é um dos pontos do plano e que faz parte da política de valorização dos professores. Acredito que a Formação Continuada é um investimento que deve ser incentivado, disse, parabenizando todos os professores que se dedicaram aos cursos do Pró-letramento.

A coordenadora do Pró-letramento, Angela Maria de Oliveira, também parabenizou todos os professores que participaram do programa e concluíram o curso. Já a diretora do Ciep Municipalizado Leonel Brizola, Eliane de Araújo Santos, que representou as diretoras de escola, ressaltou a importância da Formação Continuada para a superação dos desafios diários da Educação.

Ministrado por seis tutores, que fizeram parte de capacitação especial promovida pelo Ministério da Educação, o programa contou com a participação de 50 professores de Matemática e 104 de Linguagem. Todos eles atuam nas séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino. “Este curso proporcionou uma oportunidade ímpar de crescimento profissional, demandando uma responsabilidade enorme, mas compensadora”, ressaltou a tutora de Linguagem Carla Simone Rangel Faria. “Minhas aulas eram na segunda-feira, 8h da manhã, e tive uma aluna que viajava 60 km para chegar ao curso. Só tenho a agradecer a dedicação de todas que como ela se dedicaram ao curso”, completou Verônica da conceição Mendes de Araújo, tutora do curso de Matemática.

Para as professoras que participaram do curso, a programação foi essencial para ajudar a fazer um bom trabalho em sala de aula. “Este curso foi muito significativo. Passei no curso, e foi meu primeiro ano em sala de aula, sem experiência, vim cheia de dúvidas e angústias. O curso serviu como complementação da prática, nos ajudando a sanar as dificuldades. Agradeço à Secretaria de Educação por nos proporcionar este curso”, relatou Suzana Andrea Fagundes Alves, professora do C.M. Balneário Lagomar. Já a professora Cristina Fátima, do C.M. Pedro Adami, ressaltou a importância do Programa. “A formação não é perda de tempo, mas um investimento que se transforma, com certeza, em mudança de prática pedagógica”.

Os professores que participaram do programa estão em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Eles se capacitaram em carga horária extracontratual, tanto de sala de aula, quanto de horários de atividades. O curso, que utilizou materiais impressos e em vídeo, teve duração de 120 horas, divididas em 84 horas presenciais nos turnos da manhã, tarde ou noite, além de 36 horas à distância.

O programa é realizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. O material do Pró-Letramento foi elaborado por dez universidades e está dividido em curso de Alfabetização e Linguagem e curso de Matemática.



--