logo

Educação realiza formação de professores para sala de leitura

10/08/2010 18:14:56 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação, por meio da subsecretaria pedagógica, realizou nesta segunda-feira (9), uma formação de professores de sala de leitura. O objetivo é possibilitar uma formação continuada desses profissionais, visando aumentar o número de salas de leituras da rede municipal de ensino de Macaé. Ao todo, participaram 60 professores tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, diz que a formação continuada desses profissionais é muito importante, principalmente dos novos professores que ingressaram na Educação, pois, somente através dela é que se pode alcançar um ensino de qualidade.

- A leitura é muito importante, pois é através dela que a criança e o jovem entram no mundo imaginário. Isso possibilita uma melhor compreensão de texto, melhora a redação, enfim prepara esses alunos intelectualmente para sua vida inteira, ressaltou.

De acordo com informações da subsecretária pedagógica, Gelda Tavares, a formação continuada acontece constantemente e que os professores de sala de leitura já passaram por outras capacitações.

- Eles já tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre “Inclusão na Sala de Leitura”, “Meio Ambiente na Sala de Leitura” e se aprofundaram mais sobre o livro: “Cinderela Indígena”, acrescentou.

A coordenadora do Programa de Leitura da subsecretaria Pedagógica, Ana Paula Lima de Mattos, informou que participaram ao todo da formação continuada desta segunda-feira (09), 60 profissionais que tiveram a oportunidade de ter mais conhecimento sobre a literatura de cordel.

Ana Paula acrescenta que o tema foi ministrado pelo escritor Aldo César Frota Vasconcelos. E segundo ela, os professores participaram de uma montagem de um cordel e de trabalhos em grupo.

- Além disso, a nossa formação continuada contou com as indicações de livros de literatura de cordel, reflexão sobre o livro: “Menina que roubava livros”, do autor Markus Zuzak e momentos de troca de experiências entre os profissionais, disse.

A coordenadora disse ainda que o encontro trabalhou o único livro infantil do escritor José Saramago, “A maior flor do mundo”, que teve como proposta reinventar a história.

- Abordamos também o livro: “Se um dia eu for embora”, de Anna Gobel, que trata sobre a morte. Indicamos esse livro para os professores, para ensiná-los como abordar com a criança sobre a perda de algum ente querido, conclui.