A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a empresa Transpetro e a Ong Promundo realizará na próxima segunda-feira (10) e terça-feira (11), na sede da secretaria, das 8h às 17h, a Oficina de Gênero e Sexualidade. O objetivo é oferecer ferramentas para que os profissionais da Saúde e da Educação possam melhor desenvolver ações voltadas para as normas de gênero, saúde e sexualidade.
A idéia central da oficina é promover a reflexão sobre os padrões de gênero, que produzem diferenças em relação ao poder de decisão entre mulheres e homens. Outro objetivo é promover debates sobre os fatores que reproduzem violências e comportamentos, os quais acabam gerando o uso da força contra mulheres e crianças e afastando os pais da relação de cuidado e afeto com seus filhos.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a intenção é envolver agentes de saúde, além de professores e gestores da rede municipal de ensino em uma programação que promova reflexões através de atividades que visam melhor tratar de assuntos ligados a gênero e sexualidade:
- A intenção é que os profissionais da Educação sejam multiplicadores de informações nas unidades de ensino. Os participantes do evento serão preparados para atuar como agentes disseminadores da campanha nos ambientes em que vivem e escolas que trabalham – destacou o secretário.
Serão 16 horas de programação, com palestras que vão enfocar temas transversais como gênero, tipos de violência (física, psicológica e sexual), sexualidade, saúde sexual e reprodutiva e envolvimento dos homens na educação e no cuidado de seus filhos (as). Tudo ministrado pela equipe multidisciplinar da Ong Promundo, que promove oficinas de sensibilização em municípios do estado do Rio de Janeiro.
Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa Alves, é essencial que os educadores e os que atuam na rede de saúde do município tenham maior conhecimento sobre temáticas, que são essenciais para trabalhar com os estudantes:
- Esta oficina tem a proposta de destacar a abordagem de normas de gênero, que interferem na saúde sexual e reprodutiva dos jovens e prevenção contra a violência feminina. Diante do evento, a equipe da “Promundo” também vai apresentar a importância da proteção na relação
sexual e a escolha e decisão por contraceptivos - observou.
Conceição pontuou ainda que um dos maiores desafios enfrentados no mundo atual são a violência, a sexualidade e o trabalho infantil, que precisam ser vistos e equacionados: “Daí a necessidade de se promover um trabalho conjunto com empresas subsidiárias da Petrobras, a Transpetro e a Ong Promundo”, finalizou.