A secretaria Especial de Educação promoveu, nesta quarta-feira (12), o projeto Pequenos Cientistas na Escola Estadual Matias Neto. O evento é a culminância dos melhores trabalhos realizados pelos professores e alunos das 25 escolas participantes. Segundo a coordenadora de Ciências da secretaria, Martinha Pimentel, a feira foi feita para tirar a idéia de que ciência é “decoreba” e também quebrar o preconceito sobre esta área. “Nosso objetivo principal é fazer com que as crianças passem a trabalhar ciência de forma lúdica: observando, fazendo experiências e analisando os resultados”, afirmou Mar
- Fizemos reuniões com as escolas para dar início à feira. Em março, os professores junto com os alunos começaram a criar os projetos. Não definimos o que cada um faria, eles mesmos que tiveram as idéias. É bom lembrar, que além dos colégios da sede do município, temos também as escolas da região serrana participando da Feira – ressaltou a coordenadora.
Os temas apresentados variavam entre Reciclagem (Escola Municipal Esméria Pererira Reid dos Santos); Ar, sua importância e medição da poluição (Escolas Nucleadas); Preparando as sementeiras, como fazer uma, como cuidar e o que cada semente significa (Escola Estadual Municipal Imburo); entre outras.
Entre os estabelecimentos de ensino participantes está a Escola Estadual Municipal Leonel de Moura Brizola com a Sala dos Sentidos, onde as crianças vendadas brincam de descobrir o gosto, o cheiro, o som, a forma das coisas., além de testar a visão.
Outro participante é o Colégio Estadual Generino Teotônio de Luna, onde a turma de 3 º ano falou dos dinossauros e sua evolução. A de 4º ano explicou o processo de filtragem da água, sua importância nos tempos atuais, poluição e aquecimento global. A aluna Aiane Mota afirmou que gostou de participar do projeto. “Com o projeto aprendi que temos que limpar a água e tratá-la”, completou a estudante. O grupo do 5º ano fez um projeto sobre Terrário, o que é e como funciona, apresentou fotos das reuniões de debate do projeto e da fabricação pelos próprios alunos.
O evento, realizado na parte da manhã e à tarde, reuniu alunos do primeiro ao quinto ano de escolas da rede pública.