logo

Educação realiza teste de aceitabilidade com banana passa

09/05/2012 16:55:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

A Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Educação, realizou, nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9), o teste de aceitabilidade com os alunos da rede municipal. O objetivo é realizar um levantamento quanto à aceitação por parte deles para a introdução da banana passa no cardápio da merenda escolar. O produto, obtido por processo de secagem da fruta, é 100% natural, sem adição de açúcar, sem conservantes, com alto teor de fibras alimentares e nutrientes. Com isso, cumpre-se o que está descrito na Lei 11.947 de 2009, que sugere o emprego da alimentação saudável e adequada na merenda escolar.

Segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, este é mais um trabalho que cumpre a determinação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE):

- Com ações como o teste de aceitabilidade, a secretaria de Educação busca fornecer aos alunos um cardápio nutritivo e agradável a eles, para que se evite qualquer desperdício dos alimentos. A rede municipal está seguindo o que está descrito em lei, já que a alimentação saudável também contribui no processo ensino-aprendizagem - ressalta.

Cerca de 400 alunos do Ensino Fundamental participaram do processo de avaliação, que foi aplicado pela Coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação e por representantes da empresa Qualivitta. Na terça-feira, o teste foi aplicado no Ciep Maringá e na Escola Parque Municipal Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin. Já na quarta-feira foi a vez do Colégio Municipal Neuza Brizola e da Escola Estadual Municipalizada Caetano Dias. A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Leda Maria Lêdo Esteves também havia realizado uma avaliação degustativa na quinta-feira (4).

A banana passa é fornecida pela Cooperativa da Agricultura Familiar do Município de Macaé (Coopmac) e está na lista de produtos que farão parte do próximo chamamento público para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, caso seja aprovado no teste: “Se após o teste de aceitabilidade o resultado chegar a 85% de aprovação dos alunos, a rede municipal de ensino vai incluir a banana passa no chamamento público de aquisição de gêneros da Agricultura Familiar para fazer parte da merenda das escolas municipais no segundo semestre”, explica a coordenadora de Nutrição Escolar, Dina Reis.

Por ser adquirida como produto proveniente da agricultura familiar, a inclusão da banana passa é também considerada um benefício social. No entanto, a nutricionista da empresa Qualivitta, Yasmin Neto Leal, explica que o alimento também traz benefícios diretos aos alunos: “Geralmente são distribuídas frutas de sobremesa e esta é uma oportunidade da criança ingerir a fruta de outra forma, sem prejuízo a saúde dela. A banana possui minerais, como o potássio, fósforo, magnésio, aminoácidos e vitaminas A e do complexo B”.

A secretaria de Educação realizou nos anos letivos de 2010 e 2011 testes de aceitabilidade dos produtos suco da horta e feijão de corda, que foram aprovados e passaram a fazer parte do cardápio das unidades municipais de ensino. “Os testes são aplicados não apenas com gêneros novos, mas com os alimentos que já fazem parte da merenda. A finalidade é saber se os gêneros rotineiros podem ser servidos através de outra forma de preparo ou estão sendo desperdiçados durante a merenda”, finaliza Dina.