Educação: rede municipal participa da Prova Brasil

24/09/2013 10:43:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Prova é direcionada aos estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio

Alunos de escolas das áreas central e serrana da rede municipal de ensino vão participar da Prova Brasil. A avaliação acontecerá entre os dias 11 e 21 de novembro nas escolas públicas. A prova é direcionada aos estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

A aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é organizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre as finalidades estão assinalar a real situação do Sistema Educacional Brasileiro a partir da avaliação de desempenho dos estudantes e o levantamento de informações sobre a escola, professores e diretores.

Uma das novidades deste ano letivo é que a Prova Brasil vai abranger a disciplina de ciências em caráter experimental e será aplicada nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, com o objetivo de validar as matrizes propostas. Além disso, os testes contarão com questões de Língua Portuguesa com foco em leitura e matemática com destaque para resolução de problemas.

Em virtude da inclusão de ciências, o exame será aplicado em dois dias para as turmas do último ano do Ensino Fundamental. Para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a prova continuará sendo aplicada em um único dia.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o governo municipal pensa na qualidade do ensino como um todo. “Diante desta avaliação, a rede municipal de ensino poderá reforçar as práticas pedagógicas que visam contribuir com habilidades diversas, com capacidade de leitura e escrita, além de problemas de matemática e outras atividades”, pontua Lúcia Thomaz.

Ideb - Com base nos índices da Prova Brasil e nos resultados de aprovação das escolas é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além destes indicadores, o Ideb também considera relevantes dados como infraestrutura da unidade, índices de aprovação, evasão e distorção idade-série.