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Educação reúne professores de português para discutir alfabetização e letramento

01/10/2010 10:02:53 - Jornalista: Clinton Davisson

A Secretaria de Educação de Macaé realizou, nesta semana, uma reunião com 40 professores de língua portuguesa e demais profissionais da rede para avaliar a participação dos alunos de Macaé nas Olimpíadas de Língua Portuguesa, que prossegue para a fase regional. Os resultados serão divulgados no dia 8 de outubro. A etapa final será no dia 11 de novembro com participação de alunos de escolas de todo o território nacional.

Segundo a coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação de Macaé, Sandra Matsumura, os professores também foram apresentados ao projeto "Pensando Macaé no Futuro" que conta com concurso de contos, palestras e oficinas de ficção científica. "Os professores gostaram da novidade e estou certa de que vão abraçar a idéia", destacou Sandra, que conceituou a importância das Olimpíadas da Língua Portuguesa como oportunidade dos alunos das escolas públicas de todo o país descobrirem o poder que as palavras têm.

- O concurso tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (5º e 6º anos do Ensino Básico de 9 anos), das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (8º e 9º anos do Ensino Básico) e 2º e 3º anos do Ensino Médio", explica.

Para a professora, Maria José da Silva Silveira, a reunião também é importante para uma maior integração entre os professores e a coordenação da Secretaria de Educação. "A gente fica sabendo de tudo o que acontece na Educação e isso nos traz muita segurança. Podemos também fazer o agendamento das oficinas literárias do projeto ‘Pensando o Futuro de Macaé’ o que nos poupou um tempo muito grande", elogia.

Os professores também participaram de uma oficina literária que envolveu o texto "Foram muitos, os professores" de Bartolomeu Campos de Queiroz que fala da influência das percepções de nossa infância na formação de nosso caráter. Depois disso, os participantes tiveram que fazer desenhos que simbolizavam as primeiras experiências com literatura em suas infâncias. "Uma coisa que ficou bem clara, é que as todas as experiências com histórias, ou livros que as pessoas viveram antes da escola, influenciam na maneira com que passam a interagir com a literatura posteriormente", afirma Sandra.