A implantação gradativa do horário integral nas escolas da rede municipal de ensino foi um dos temas discutidos durante o I Encontro Municipal de Supervisores de Ensino. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, começou às 09h desta quarta-feira (29), com apresentação do grupo Contadores de Histórias. A consultora e assessora de Educação, especialista em Educação e professora de Língua Portuguesa, Maria Lúcia Ribeiro apresentou uma palestra com foco no trabalho do supervisor de ensino.
O objetivo do evento é promover a troca de experiências entre os profissionais da rede municipal de ensino, além de reciclagem com palestra e estudos de casos. A secretária de Educação, Milmar Pinheiro, conversou com os supervisores sobre o horário integral nas escolas da rede municipal.
Oito escolas municipais se preparam para, em breve, começarem a funcionar em período integral. Diretores de escolas já começaram a fazer reunião com os pais e a preparar oficinas pedagógicas e recreativas, que vão complementar as atividades.
- Uma comissão da secretaria está mapeando as escolas municipais para avaliar quais podem ter o horário integral. O processo será implantado gradativamente, e as escolas que serão inauguradas terão o novo sistema implantado. A Escola Municipal Esméria Pereira Reid dos Santos é a primeira a funcionar em horário integral. É um ganho muito grande para os estudantes, - disse a secretária.
O perfil e a importância do profissional foram o destaque da palestra da educadora Maria Lúcia Ribeiro. “O supervisor de ensino é o olho da educação na escola. O profissional realiza as ações educacionais nas escolas”, lembrou.
À tarde, às 14h30, a programação recomeça com estudos de casos. O encerramento está marcado para 16h30, com apresentação da supervisora de ensino Maria das Graças Vasconcelos.