logo

Educação traz a Macaé um dos maiores matemáticos do país

09/03/2020 09:50:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Maurício Porão

Celso Costa é autor de uma descoberta matemática conhecida como a “Superfície Costa

Para marcar o mês de março, que tem grande impacto para os matemáticos, o Laboratório de Educação Matemática Professora Ana Kaleff (Lemak) e a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) trouxeram a Macaé um dos matemáticos mais importantes do país: Celso Costa, autor de uma descoberta matemática, em 1982, conhecida como a “Superfície Costa”, ferramenta que dá mais rigor às provas de teoremas e era um problema matemático que estava aberto há 206 anos. O auditório Claudio Ulpiano, no bloco A, da Cidade Universitária, ficou lotado, na noite do dia 5, de estudantes e professores que foram conhecer as histórias do seu livro “A vida misteriosa dos matemáticos, obra de ficção tema da palestra que ele ministrou.

O evento foi aberto por Ana Kalef, que definiu em uma frase o trabalho dos educadores: “Nós acreditamos que a Educação transforma a sociedade”. O secretário de Educação, Guto Garcia, que é matemático, também esteve presente ao evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, mantenedora da FeMASS e do Lemak em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) .

O palestrante convidado brincou dizendo que no seu livro revela detalhes da vida dos matemáticos que não deveria falar. Paranaense de nascimento, Celso Costa contou que veio para o Rio de Janeiro estudar e nunca mais saiu. O seu livro é uma narrativa de ficção com humor passada num espaço chamado Aleph onde gênios da Matemática se encontravam, como Newton, Pitágoras, Gauss e outros. Costa disse que lançará em breve mais dois livros: “Berço da Minha Matemática” e o outro deve ser “Nas Asas da Matemática”, mas ainda está definindo o nome deste último.

“Hoje sou apaixonado por literatura e até faço curso de escrita para escrever cada vez com mais paixão e levar esta emoção aos leitores”, concluiu. A “Superfície Costa’ é uma das 4 primeiras superfícies mínimas descobertas, sendo “helicoide” a última antes da descoberta dele em 1776. Devido à importância no meio acadêmico, ele recebeu a medalha”Ordem Nacional do Mérito Científico”, na classe de Comendador, do Ministério da Ciências e Tecnologia, em 1998. Celso Costa é professor de Matemática na Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor na área de Geometria e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

"Um evento muito importante, com uma dimensão enorme para quem ama e conhece a relevância da Matemática nas nossas vidas", disse Maura dos Ramos Ponte, professora. "Realmente, foi uma palestra inesquecível mostrando a matemática com humor. Gostei muito", destacou Ricardo dos Santos Lustroso, formado em Matemática.

JORNADA DO π

A programação do Lemak no mês de março continua no dia 14 com a “Jornada do π música e matemática”, que será realizada no sábado, 14 de março, quando é comemorado do Dia do π (número infinito representado por “Pi”, a 16ª letra do alfabeto grego). Como o número é conhecido como 3,14, o dia 14 de março foi escolhido para marcar o Dia do Pi porque, para os americanos, a data é invertida, vindo primeiro o mês e subsequente o dia, ou seja, 3/14. Além disso, 14 de março é a data de celebração do aniversário de Albert Einstein (14 de março de 1879) e também é o dia do aniversário da morte de Stephen Kawking (14 de março de 2018), dois dos maiores físicos de todos os tempos e de grande importância para os fãs da matemática e os estudiosos das ciências exatas.

A Jornada será mediada por Carlos Eduardo Mathias Motta, doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor associado do Departamento de Matemática Aplicada (GMA) da UFF e coordenador do Programa Matemática Humanista, juntamente com Dora Soraia Kindel, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Rosana de Oliveira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), autoras da coleção “Educação Matemática: um olhar sobre materiais manipuláveis”. O evento terá uma turma com início às 9h e vai até às 17h do próximo dia 14 (sábado). Os eventos têm apoio do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG).

Visite o Laboratório e o Museu de Matemática de Macaé

O Laboratório de Educação Matemática de Macaé Professora Ana Kaleff (Lemak) funciona junto com o Museu Interativo Inclusivo de Educação Matemática (LEMi), no hall da Cidade Universitária. Este ano, o espaço está funcionando com novos horários: às segundas-feiras, das 14h às 17h30 e, de terça a quinta, das 9h às 17h30. As escolas interessadas em levar os alunos para conhecerem o Laboratório e o Museu precisam fazer o agendamento pelo e-mail lemi@macae.rj.gov.br. A coordenadora do Laboratório, professora de Matemática Vanessa Arenari, informou que as visitas são gratuitas e, sem agendar, as escolas não podem visitar o espaço para não atrapalhar o atendimento de quem está agendado.

Inaugurado em setembro, o projeto é da Secretaria Municipal de Educação e visa levar os estudantes para o universo da Matemática de forma concreta e desmitificar o medo que alguns ainda têm da disciplina. Visitaram o espaço 1.309 alunos de 35 escolas de nove municípios do estado apenas nos três primeiros meses de funcionamento em 2019, vindos do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, São João da Barra, Rio das Ostras, Cabo Frio, Conceição de Macabu e São Francisco de Itabapoana, além de Macaé.

No espaço, os alunos encontram objetos de ilusão de ótica, curvas de nível, frações, teorema de Pitágoras e outros experimentos feitos com recursos didáticos manipulativos para o ensino de Matemática com vistas à inclusão, todos utilizando materiais reciclados e brinquedos adaptados. Há jogos sensoriais para deficientes visuais e outros que fazem parte da Educação Inclusiva, prioridade da Educação municipal.

A coordenadora geral é Ana Kaleff, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), que dá nome ao espaço e compõe a equipe com a coordenadora local, da Secretaria Municipal de Educação, professora Vanessa Arenari, e o coordenador de Matemática da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Sérgio Gonçalves.

O laboratório e o museu foram inaugurados no dia 10 de setembro de 2019 pelo secretário municipal de Educação, Guto Garcia. Funcionam no hall do prédio administrativo da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior (da extinta Funemac), na Cidade Universitária. A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas