Foto: Divulgação
Campanha de doação de livros prossegue segunda-feira, na Praça Nagib Mussi, bairro Aeroporto
Prossegue a Campanha de Doação de Livros, na Praça Nagib Mussi, bairro Parque Aeroporto, na próxima segunda-feira (10). Lançada pela secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, no último sábado (01), vinculada ao Programa Minha Escola Querida, a campanha registrou a doação de 100 livros em apenas quatro horas, comprovando o sucesso da iniciativa.
Durante a programação da Educação no Dia do Trabalhador, na Praça da Barra, mais de duzentas pessoas visitaram o estande, principalmente crianças para ler na pequena biblioteca. “A loja Amilue Confecções ofereceu 50 pipas, refrigerantes e pirulitos para o projeto e isso atraiu a garotada. As mães vinham com livros, trazendo as crianças para a praça. Também a Igreja Messiânica ofereceu pequenos ikebanas para os visitantes”, informou Sônia Terezinha, coordenadora do ‘Minha Escola Querida’.
Teuro Valadão, morador da Barra, doou mais de sessenta livros. Com duas filhas na universidade, guardava com carinho todos os livros usados por elas em todo o percurso escolar. Pretendia conservá-los para os netos, mas ao ver o estande da Campanha de Doação na praça, ficou emocionado com a iniciativa e resolveu doá-los para a Secretaria de Educação.
- A atitude do Sr. Teuro foi uma demonstração prática dos objetivos da campanha: incentivar a solidariedade e a leitura. Porque, com o acesso facilitado ao livro e à literatura nas praças, as crianças percebem que ler amplia a curiosidade sobre o mundo, ativa a imaginação, além de desenvolver a criatividade e a expressão -, disse Marilena Garcia.
Várias instituições estão se associando ao Projeto ‘Minha Escola Querida’, como por exemplo, a Primeira Igreja Batista da Barra. Um grupo de jovens da igreja criou o projeto ‘Brincar de Ler’ e quer desenvolver, em parceria com a Secretaria de Educação, a criação de pequenas bibliotecas nas praças da cidade.
O recebimento das doações, além de acontecer nos eventos nas praças, continua nos postos localizados em todas as escolas da rede pública, na Cidade Universitária, na secretaria municipal de Educação (Semed), Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e na dede do Jornal ‘O Debate’. A recomendação é que se doem livros de literatura brasileira e estrangeira, para todas as idades, em língua portuguesa, novos ou em bom estado de conservação. As bibliotecas beneficiadas serão a Biblioteca Pública, as de Associações de Moradores e de instituições religiosas.
A programação na Praça Nagib Mussi, no Aeroporto, tem a parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia, onde será instalada uma Lan House Itinerante. Haverá também Contadores de História às nove da manhã e às três da tarde, e a Banda do Colégio Municipal Claudio Moacyr de Azevedo ao meio-dia.