“Resgate de Valores e Virtudes” é o tema e o objetivo do Programa de Ensino Religioso desenvolvido na rede municipal de Educação, que já mostra resultados positivos. O programa foi apresentado para vinte escolas que, desenvolvendo projetos específicos, têm conseguido reduzir a violência nas salas de aula.
Os conteúdos do programa, concluído em setembro do ano passado, foram formulados a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER) e, até o final deste ano, será apresentado a todas as 107 unidades escolares da rede pela equipe da Coordenação do Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A secretaria oferece orientação pedagógica para o desenvolvimento de projetos específicos nas escolas.
O Secretário de Educação, Guto Garcia, lembra que o programa se baseia na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB-9394/96) que determina, em seu artigo 33, que, mesmo sendo de matrícula facultativa, o ensino religioso deve ser parte integrante da formação básica do cidadão. “O ensino religioso constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. A lei assegura também o respeito à diversidade cultural religiosa e proíbe quaisquer formas de incutir nos alunos um dogma, uma crença ou um sistema religioso”, lembrou.
Esses conteúdos, que são bimestrais e de acordo com o ano de escolaridade, abrangem os temas: identidade, família, escola e sociedade. “Buscamos valorizar a participação, o ser humano e os relacionamentos”, diz a coordenadora Lúcia de Menezes. Ela esclarece que a proposta partiu de reivindicações dos próprios educadores, que alertaram para a necessidade um resgate moral dos alunos.
- Nossa equipe leva aos professores algumas sugestões que estão em um programa de conteúdos, em metodologias e em projetos em cima de valores. O programa tem uma boa receptividade e os diretores das escolas onde ele já foi trabalhado já relatam uma diminuição de ocorrências de indisciplina”, relata Lúcia.
O diretor da Escola Municipal Renato Martins, na Ajuda, Roberto José Valcácio Filho, afirma:
- Percebemos avanços. Estamos em uma comunidade em que verificamos uma carência de educação moral pela família. Por essa necessidade, montamos o nosso projeto que começa com a nomeação das salas de aula: paz, amor, sinceridade etc..
Assim são as mais de 13 salas dessa unidade, que conta com cerca de 690 alunos do primeiro ao quinto ano de escolaridade. Inserida no programa de Ensino Religioso, “Resgate de Valores e Virtudes”, a escola desenvolve um projeto em que os alunos e funcionários de cada uma dessas salas ficam responsáveis por propagar a virtude correspondente ao seu ambiente. A cada semana uma delas é trabalhada, com contação de histórias, peças de teatro, murais e apresentação de música. Esta semana é a da amizade, por isso todos os professores estão desenvolvendo esse tema.
- Desde que começamos esse trabalho, no início do ano letivo, já verificamos uma diminuição muito grande de incidentes como brigas em sala de aula e observamos um respeito maior entre os estudantes. Começamos com as atitudes dentro da escola, para que possamos depois propagá-las para o lado de fora, completa Roberto.
Aos finais de semana os alunos levam para a casa uma caixa com DVD, livros e jogos com essas temáticas para que a criança possa usufruir do conteúdo com sua família, com a finalidade de sensibilizar a todos. Depois o aluno registra sua experiência que será trabalhada em sala de aula.