O Campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e a Secretaria Municipal de Educação iniciaram nesta segunda-feira (4) o curso de Capacitação em Sociologia, ministrado pelo Doutor da Instituição Thadeus Gregory Blanchete. A capacitação é destinada a professores do ensino médio e interessados na área da sociologia, e possui carga horária de 60 h/a dividido em três períodos, com aulas semanais sempre às segundas-feiras, entre os horários de 17h30 e 20h30.
Segundo o superintendente Acadêmico da Fundação Educacional de Macaé, órgão que elaborou a capacitação, o curso de Sociologia foi organizado visando capacitar professores para atuar no exercício da função em sala de aula, contribuindo, através da oferta de conteúdos e atividades, o desenvolvimento de competências e habilidades para uma docência mais efetiva e consciente do seu papel social.
O presidente da Funemac e secretário de Educação, Guto Garcia, disse que os cursos de capacitação são ferramentas poderosas entre a Universidade e os educadores da rede municipal de ensino, possibilitando ganhos para ambas as partes.
- Por um lado, a sociedade é beneficiada porque os cursos são veículos para transferência de conhecimentos da Universidade para um amplo conjunto de setores, principalmente os educadores, que atuam na rede e estão interessados em desenvolver habilidades que os aperfeiçoem na profissão, disse.
Guto ainda informou que ao tornar obrigatória a inclusão da Sociologia no currículo do Ensino Médio, O MEC – Ministério da Educação e Cultura – reconheceu uma necessidade que era praticamente unânime entre os educadores: da promoção de cursos que abordem este tema.
- Esta é mais uma iniciativa da Fundação dentro de seu papel integrador e fortalecedor do ensino no município, destacou.
O Doutor Thaddeeus Gregory Blanchete, que ministrará o curso, possui graduação em Português (University of Wisconsin-Madison), graduação em Sociologia (University of Wisconsin-Madison), graduação em Latin American Studies (University of Wisconsin-Madison), mestrado em Antropologia Social pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tenho trabalhado para vários indivíduos e institutos como tradutor, incluindo o National Museum Of The American Indian, o Museu Nacional e a UFF.
Atualmente, é professor de antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé. Possui ainda experiência na área de Antropologia, com ênfase em etnicidade, indigenismo, desenvolvimento e relações de gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio de Janeiro, gringos, imigração, turismo sexual, prostituição, administração indígena, desenvolvimento, história dos EUA e história do Brasil.