Educando na Cidadania promove palestras sobre reciclagem

17/08/2012 16:57:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Maurício Porão

ambientalista Victor Boghi da SEMMA palestrando na Escola Polivalente

Começou nesta semana a quinta etapa do projeto Educando na Cidadania, onde técnicos da Secretaria de Ambiente estão realizando o segundo momento de palestras nas escolas. O objetivo é buscar a sustentabilidade ambiental e criar um vínculo estreito entre escolas e cooperativas de material reciclável. O projeto é desenvolvido pelo Programa Macaé Cidadão, com apoio das secretarias de Educação, do Ambiente e Limpeza Pública.

A palestra desta quarta-feira (15) foi no Colégio Municipal Luiz Reid, com a participação da ambientalista Carina Cortez, com o tema “Lixo, como proceder? Para uns lixo, para outros recurso!”. De acordo com Carina, o tema escolhido tem a importância de mostrar o que ocorre e como proceder quando se fala de Lixo.

- Pretendo tratar o assunto de uma forma educativa, mostrando que a consciência é o primeiro passo a ser tomado para mudança de hábitos, e, como consequência, mudança de vida, ressalta.

Já a Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, recebeu nesta sexta-feira (17) o ambientalista Victor Boghi, com o tema “Meio ambiente e a problemática dos resíduos”. Segundo o ambientalista, os resíduos são a maior causa da problemática ambiental. Com isso, as escolas devem contribuir para a formação de cidadãos conscientes e críticos diante das decisões a serem tomadas.

- Minha palestra é abordada de uma forma bem dinâmica, pois logo no início eu informo que, no final, haverá uma gincana com a distribuição de brindes para os ganhadores. Com essa tática, os alunos prestam bastante atenção, participando e interagindo com a palestra, atingindo assim o resultado esperado, acrescenta.

De acordo com a coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Guedes Marinho, o projeto Educando na Cidadania surgiu em 2005 a pedido dos professores e com apoio dos alunos e da comunidade escolar, para discutir questões de cidadania no ambiente escolar.

Este ano, com o tema Reciclagem, o benefício para as escolas será através do reaproveitamento do lixo produzido por elas. Para as cooperativas, o projeto traz a possibilidade de aumento de renda. O projeto prevê ainda a divulgação da iniciativa da coleta seletiva e reciclagem de lixo no âmbito de toda comunidade do entorno das escolas participantes, por meio de palestras e distribuição de informativos em ambientes externos.

- O trabalho é feito em todas as escolas que nos procuram, sejam elas municipais, estaduais, federais ou particulares, enfatiza Amélia, informando que a escola deve procurar o Macaé Cidadão e mostrar interesse em participar do projeto.

O projeto será encerrado no mês de novembro na Cidade Universitária com a realização da culminância. Durante o ano, vários alunos das escolas cadastradas participaram do concurso textual. Nesta quinta-feira (16) os textos foram selecionados por uma comissão. Os vencedores vão ganhar prêmios, mas todos os textos classificados serão publicados em um livro, que é mais uma ação do projeto Educando na Cidadania.

As unidades cadastradas no projeto este ano são: Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira, Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, Colégio Estadual Luiz Reid, CIEP 455M Maringá, Colégio Municipal Pedro Adami, Escola Estadual Caetano Dias, Centro Educacional Prebisteriano, Colégio Municipal Engenho da Praia, Colégio Municipal Professor Maria Isabel Damasceno Simão.


Fotos Relacionadas