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EJA é pauta de encontro para novas intervenções de ensino

11/09/2013 17:52:00 - Jornalista: Joice Trindade

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino é a pauta principal do encontro com representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) nesta quinta-feira (11) na sede da secretaria de Educação, às 10h. A programação contará com a presença da integrante do Núcleo de Educação e Cidadania da UFF, Renata Basílio.

O objetivo da reunião é debater novas estratégias e intervenções pedagógicas, que serão implementadas nas escolas municipais que contam com a modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A rede municipal conta com 31 polos com EJA. Deste total, 27 escolas funcionam no período da noite e quatro durante o dia. Entre as unidades que abrangem o maior número de estudantes estão o Colégio Municipal Botafogo, Balneário Lagomar, Wolfango Ferreira, Engenho da Praia, Cláudio Moacyr de Azevedo e Samuel Brust. Na lista também estão as unidades situadas na Serra que contam com EJA de Ensino Médio como Pedro Adami, Ivete Santana e Carolina Curvello Benjamin.

Capacitação - Outra novidade é que quinzenalmente acontece a Formação Continuada com os profissionais, que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Os encontros periódicos vão acontecer na sexta-feira (13) e na sexta-feira (27), das 8h às 12h e das 13h às 17h, no auditório 38 da secretaria de Educação.

A programação, cujo tema central é “EJA: Teoria e Prática - Unidade Permanente Construção” será ministrada pela equipe pedagógica da EJA. No dia 13, será enfocado o assunto “ Língua materna: interdisciplinaridade por excelência”. Já no dia 27, a abordagem será “Conteúdo, metodologia e o fazer pedagógico”.

De acordo com a coordenação da EJA, a modalidade da EJA no município também atende a Lei Federal 11.738/2008, que garante aos professores o direito de usar 1/3 de sua carga horária para atividades de planejamento.

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a Lei 11.738/2008 estabelece que 2/3 da carga horária dos professores deve ser utilizada em atividades de interação com os estudantes, como atividades em sala de aula, e que 1/3 da jornada deve ser cumprida com atividades de planejamento, cujo cronograma de atividades é repensado e discutido pelos diretores.

Planejamento - Diante das turmas da EJA, na ocasião em que o professor participa de planejamento com a carga horária livre, os estudantes participam de oficinas da palavra, jogos matemáticos, aulas de informática e de inglês, além de ginástica laboral.