Foto: Ana Chaffin
A obra ampliou a vazão pluvial dos canais
A elevatória da Rua Télio Barreto já está em operação. A obra ampliou a vazão pluvial dos canais da Evaldo Costa, Antônio Curvelo Benjamim e Fábio Franco para o Rio Macaé. A iniciativa faz parte do programa Água Limpa e tem o objetivo de acabar com os alagamentos nos bairros Visconde, Miramar, Sol y Mar, Praia Campista, Riviera e outros, em períodos de chuvas fortes.
A Secretaria de Obras concluiu também os serviços de urbanização da obra. De acordo com o engenheiro responsável, Sérgio Santos, a elevatória terá uma vazão de 4,5 mil litros por segundo. “Com o crescimento de Macaé, a antiga elevatória não conseguia mais captar as águas pluviais com rapidez”, frisou Sérgio.
O funcionamento da nova elevatória não inviabilizará a outra já existente no local, que está prevista para entrar em reforma e trabalhará para reforçar o escoamento pluvial das áreas mais baixas de Macaé.
Segundo Sérgio Santos, nessa nova estação foram instaladas quatro bombas de sucção com capacidade de escoamento de 1.500 litros por segundo cada, sendo uma de reserva, que vão bombear as águas que vêm do Canal Fábio Franco em direção ao Rio Macaé. Ainda compõe a Estação Elevatória um conjunto gerador, para suprir eventuais interrupções de fornecimento de energia elétrica, comuns em momentos de chuva.
O secretário de Obras, Tadeu Campos, informou que diversos bairros estão sendo beneficiados com o aumento da vazão, evitando os alagamentos em ocasião de chuvas mais fortes. “As obras dessa elevatória estão incluídas na primeira fase do Programa Água Limpa, avaliado em R$ 277 milhões e planejado para atender a uma antiga reivindicação dos moradores", disse o secretário Tadeu.
Microdrenagem
Depois da macrodrenagem da Evaldo Costa, Curvelo Benjamim e Fábio Franco, a Secretaria de Obras está finalizando os trabalhos de microdrenagem nas ruas secundárias. São cerca de 960 metros de tubulação que estão sendo substituídas nas ruas Jonas Mussi, Água Marinha e Argentina.
- Precisamos terminar esses serviços para todo o sistema do Programa Água Limpa funcionar normalmente. Essa microdrenagem estará pronta em agosto e irá proporcionar maior facilidade para o escoamento da água até os canais principais e, por fim, seguir para o Rio Macaé - , explicou o engenheiro civil, Sérgio Santos, fiscal responsável pelas obras.
Já na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), as obras das três travessias serão concluídas no próximo mês. O objetivo é acabar com os alagamentos no local, fazendo com que a água pluvial escoe diretamente para a Lagoa de Imboassica. As travessias de rede de água pluvial medem cinco metros de largura por 1,5 metro de altura. A vazão poderá chegar a dez vezes mais do que a de hoje, com escoamento de 20 mil metros cúbicos por segundo no somatório das três travessias – cada travessia terá 1,5 mil metros lineares.
O projeto inclui urbanização, com pavimentação do canteiro central e calçadas, além de arborização, jardinagem, instalação de iluminação, lixeiras, telefones públicos, bancos e mesas.