Foto: Kaná Manhães
Teatro, vídeo e palestras têm ocorrido na praça Veríssimo de Mello
Diversas atividades em prol da sensibilização das pessoas com relação aos prejuízos e comprometimentos causados pelas drogas estão ocorrendo na Praça Veríssimo de Mello. É a 3ª Semana de Prevenção Integral às Drogas. Na manhã desta terça-feira (22), 75 alunos da Escola Municipalizada Letícia Pessanha de Aguiar, com idades entre dez e 12 anos, assistiram palestra.
No local, há espaço com 100 cadeiras, para a veiculação de palestras e de vídeos. Também há disponibilização de estandes na praça. Essas crianças ouviram ensinamentos sobre o propósito da semana, cujo slogan é: “A Jogada da Prevenção é Chegar Antes que a Droga Entre na Área”.
Para a professora do quinto ano daquela instituição de ensino, Margareth Garcia, é importante prevenir e servir como alerta para se dizer não às drogas. “Certamente, nossos alunos levarão esclarecimentos a suas famílias, procurando disseminar o aprendizado, oferecido aqui, para os meios onde vivem”, conta ela.
Durante o evento, que termina nesta quarta-feira (23), estão presentes Organizações Não Governamentais (Ongs) e projetos, além de órgãos públicos e associações, que trabalham em áreas semelhantes à da esfera promovida na 3ª Semana de Prevenção Integral às Drogas, em Macaé.
Por exemplo, o projeto Gênese, os Alcoólicos Anônimos, a subsecretaria de Infância e Juventude (Sinjuv), o projeto Girassol, o Prós Cris, o Núcleo de Atendimento Familiar, o Núcleo de Prevenção Primária, além do Programa Nova Vida – este último veicula para adolescentes que trabalham em órgãos públicos quesitos referentes à prevenção.
A 3ª Semana de Prevenção Integral às Drogas é uma promoção do Núcleo de Prevenção Primária da subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Prefeitura de Macaé.
De acordo com a coordenadora desse Núcleo, Adriana Silva Feliciano o foco do evento é dar dimensão à qualidade de vida, prevenindo o uso de substâncias psicoativas e oportunizando a comunidade para que ela tenha acesso aos serviços da rede de proteção.
Danos
Como exemplo de danos causados pela utilização de drogas, Adriana cita problemas de saúde, degradação dos relacionamentos interpessoais, problemas na produtividade laborativa entre outros casos e situações multifatoriais.
Instituições de ensino, Igrejas, Associações de Moradores, Ongs, instituições e líderes comunitários foram convidados a participar da 3ª Semana Integral de Prevenção às Drogas. Ainda tem o público formado pelas pessoas que atravessam a praça – comenta Adriana.
- Nesta terça-feira, 22, às 14h30m, haverá a apresentação teatral da peça “Saideira”, com atores do Rio de Janeiro da Cia Teatro Institucional daquela cidade – completa a coordenadora do Núcleo de Prevenção Primária, Adriana Silva Feliciano.