Foto: Moisés Bruno
Obras beneficiam os cerca de 35 mil moradores com melhoria na qualidade de vida
Pedro Gomes Vitor, residente há 18 anos no Lagomar e com um comércio na W5, a principal via de comércio da localidade, está satisfeito com as ações da prefeitura no bairro. “O Lagomar melhorou muito. Aqui tem tudo, ninguém precisa sair daqui para comprar nada. O comércio é muito bom. Só falta uma agência bancária e a água que, eu soube, está chegando. A prefeitura atendeu às expectativas da comunidade”, disse o morador.
Outra opinião favorável às ações da prefeitura foi a do senhor José Mauro, que reside e tem um escritório de contabilidade no local há dez anos. ”Muito bom o trabalho da prefeitura aqui. Todos estamos satisfeitos, nem os moradores esperavam que acontecesse tudo que vem sendo feito. Ruas e becos com pavimentação e calçadas. Só falta a água chegar a todas as casas para que tudo esteja completo", colocou o senhor José.
Maria Cristina Soares, residente no bairro há mais de 20 anos, lembrou das dificuldades vivenciados por todos. “Sou do tempo em que as ruas eram de barro, com grandes crateras que viviam com muita lama em época de chuva e com muita poeira no verão. Não havia condução para lugar nenhum e nem luz nas ruas, era um breu. Hoje, parece que vivo em outro lugar, um local decente onde as pessoas são respeitadas. O trabalho da prefeitura mudou o Lagomar. Não somos mais um local de periferia, mas um bairro digno para quem aqui vive. Não tenho queixas e nem as pessoas que conheço reclamam mais. Falta melhorar a segurança e resolver o problema da água, mas vamos esperar", disse Maria Cristina.
Obras no Lagomar são de infraestrutura urbana
Agindo no Lagomar há anos, a prefeitura de Macaé está concluindo as obras da terceira fase do Projeto Lagomar. São obras de infraestrutura urbana que, como pontuaram os moradores, vêm modificando a realidade do bairro, trazendo para as cerca de 5 mil pessoas que ali vivem melhoria na qualidade de vida. Já foram concluídas mais de 95% das obras desta fase, que incluem instalação de redes de esgoto, de drenagem de águas pluviais e pavimentação das ruas, travessas e becos. Em fase também final a confecção de calçadas e instalação de meios fios.
O Lagomar, situado na zona norte da cidade, está recebendo ações de infraestrutura urbana do Projeto Lagomar, que está em sua terceira fase, com obras que começaram em junho de 2013 com prazo de conclusão em setembro de 2015, compreendendo urbanização de travessas, ruas e becos. A Prefeitura investe na localidade, com recursos próprios, R$ 60.682.877,23, com obras sob a responsabilidade da Secretaria de Obras Públicas e Urbanismo.
Urbanização chega a 325 travessas
Até março deste ano já foram urbanizadas 325 travessas e becos, atingindo quase 100% destas vias, que receberam redes de esgoto e de drenagem de águas pluviais, pavimentação com paralelos, construção de calçadas e instalação de meios fios. Na construção de dispositivos de drenagem de águas pluviais já foram executados aproximadamente 90% do total, com 22.290 metros de tubos de concreto, com diâmetro de 400/600/800/10000milímetros já instalados, 980 caixas ralos e 530 poços de visita já prontos. A rede de esgotamento sanitário registra 97% de conclusão, com 30.120 metros de tubos de 200 mm já instalados, 480 poços de visita e com 6.380 ramais com ligações prediais de esgoto sanitário.
Na pavimentação de travessas com paralelepípedos, 98% das obras foram executadas, com 155.500 metros quadrados de pavimentação. Continua a construção de calçadas, que têm cerca de 80% das ações já executadas, totalizando 105.420 metros quadrados.
A rede de esgoto, com a instalação de tubos de PVC com diâmetro de 200mm, será direcionada para a ETE do Lagomar, que está passando por testes. O escoamento das águas pluviais é direcionado para o canal Macaé/Campos de um lado e do outro para as lagoas Baixio da Grande Rã e dos Patos.
Segundo informa a Secretaria de Obras e Urbanismo, a prefeitura está instalando os padrões de água ligados às residências, já que a Cedae iniciou as obras de ampliação da rede e o abastecimento de água pela companhia estadual, responsável por esse serviço, deve chegar dentro de pouco tempo ao bairro.
Lagomar é Zona de Interesse Social desde 2008
O Lagomar foi transformado, pela prefeitura, em Zona Especial de Interesse Social, a ZEIS Lagomar, através do Decreto 180\2005 em 2008. No extremo norte da cidade é separado do Engenho da Praia pela Rodovia Amaral Peixoto. Tem área de 3.239.000 metros quadrados, com ruas que totalizam 54 quilômetros. O limite do bairro pelo outro lado é o Oceano Atlântico. O Lagomar conta com extensa área do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba.