Em uma partida disputada, Macaé Basquete perde por cinco pontos

29/09/2013 20:46:00 - Jornalista: Renata Dourado/Assessoria do Macaé Basquete

Foto: Renata Dourado/Assessoria do Macaé Basquete

O Macaé enfrentou uma das principais equipes do Brasil.

O time do Macaé Basquete não conseguiu superar o atual vice-campeão do Novo Basquete Brasil (NBB), mas mostrou que pode jogar de igual para igual contra os veteranos da elite nacional. Em uma partida muito disputada, os macaenses chegaram a abrir uma vantagem de 17 pontos, porém o entrosamento da equipe mineira falou mais alto em relação à recém-formada equipe macaense, encerrando o jogo em 77 x 72 (33 x 45 no primeiro tempo).

O jogo começou disputado, com as equipes conseguindo pontuar de cada lado, mas na metade do primeiro quarto, o Macaé disparou na frente e fechou o período em 16 x 27. O segundo quarto foi mais equilibrado, enquanto o Uberlândia somou 17 pontos no placar, o Macaé somou 18.

Na volta do intervalo, os mineiros foram mais eficientes e conseguiram virar a partida, ao marcar 26 pontos contra apenas 9 do Macaé, indo para o último quarto com cinco pontos na frente, 59 x 54. No período final, as duas equipes marcaram 18 pontos e, desta forma, confirmou a vitória do Uberlândia.

- Apesar da derrota, o jogo foi extremamente importante, já que enfrentamos o atual vice-campeão brasileiro, uma equipe que tá junta há muito tempo e mesmo assim conseguimos jogar com a mesma grandeza, nos mantendo a maior parte do jogo na frente no placar. Lógico que queríamos a vitória, mas neste processo que estamos de construção da equipe, acredito que foi um teste importante. Esses jogos em Minas têm essa função de dar uma rodagem maior para a equipe, para que possamos enxergar e corrigir os erros para a sequência do Estadual do Rio e do NBB – declarou o técnico do Macaé Basquete, Léo Costa.

Léo Costa teve à disposição os armadores Fred, Jamaal e Thiago; os alas/armadores Duda Machado e Will; o ala Márcio Dornelles; os alas/pivôs Espinoza e Pablo; e os pivôs Atílio, Juan Torres e Romário. O ala/armador Léo Crucillo sofreu uma lesão no pé no treino da sexta-feira (27) e ficará de fora dos jogos em Belo Horizonte. O ala João Phylippe não viajou com a equipe e se recupera, em Macaé, de uma luxação no ombro.

O time do Macaé Basquete participa da primeira fase do Campeonato Mineiro como convidado e não disputa o título. Neste domingo (29), às 13h, na Arena Vivo, o Macaé enfrenta o Minas Tênis e, na segunda-feira (30), às 16h30, o Esporte Clube Ginástico, no mesmo local. Os times são velhos conhecidos do Macaé Basquete, que enfrentou os mineiros na Copa Brasil Sudeste no início deste ano e venceu todos os confrontos, tanto em casa, quanto em Belo Horizonte. No sábado passado (21), o Macaé venceu o Minas, em um jogo difícil, por 64 x 63, que deu o título aos macaenses do Torneio Interestadual, em Campos dos Goytacazes.

O Macaé Basquete é uma entidade privada que mantém o time de basquete com recursos de patrocinadores. A Prefeitura de Macaé dá apoio à modalidade assim como outras atividades esportivas desenvolvidas na cidade.

Estreia no Estadual do Rio será contra o Flamengo, dia 5

Após o compromisso em Minas Gerais, o Macaé Basquete volta ao Rio de Janeiro para o Campeonato Estadual, que começa no dia 4 de outubro. Além dos macaenses, Campos dos Goytacazes e Flamengo também disputarão o título de melhor do Rio em três fases. A primeira etapa da classificação acontecerá no Rio de Janeiro, a segunda em Campos e a terceira em Macaé.

As finais serão nos dias 28 e 30 de outubro e 1º de novembro, se for necessário o terceiro confronto. A grande estreia dos macaenses acontecerá no dia 5 de outubro, sábado, contra o Flamengo, na Gávea.