Foto: Arte
A Emart traz para o público na próxima quarta (11), o Concerto Cênico – Cinema Musical, em duas sessões, às 19h e 21h
A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) traz para o público na próxima quarta-feira (11), o Concerto Cênico – Cinema Musical, em duas sessões, às 19h e 21h. A dupla apresentação faz parte da programação de fim de ano da escola, e vem mostrar o resultado das aulas das turmas de canto do professor Jardel e dos alunos do curso técnico em canto. A classificação é de 14 anos.
A direção geral e a idealização do espetáculo é do professor de canto, Jardel Maia. Ele conduz com maestria 28 alunos cantores, quatro bailarinos convidados, 20 canções, além de 10 pessoas envolvidas na equipe técnica, todos preparados para realizar um lindo show. Desde o início de 2019, o elenco vem recebendo aulas de técnica vocal para desenvolver a voz dentro do repertório, e o treinamento através dos vocalizes (exercícios vocais). “Esse aprendizado possibilitou fazer o ajuste da voz no lírico, “speech level singing” até o belt/pop”, assinalou Jardel.
Concerto Cênico
Cinema Musical é respaldado no grande sucesso do espetáculo “Canções da Disney”, também dirigido por Jardel Maia e realizado pelo mesmo grupo de alunos da classe de canto. Com diferente repertório, o show desse ano reúne várias canções de musicais famosos que foram para as “telonas” de cinema, como também temas de filmes pertencentes a esse gênero musical.
O processo de preparação e ensaio do Concerto Cênico é muito rico, porque além das aulas, a turma tem treinamento vocal técnico, de musicalização, ensaios musicais de canto individualizado, e em grupo, contando ainda com sensibilização teatral, orientação cênica, interpretação da canção e coreografias dirigidas por Isabella Cantarino e Carol Haber, integrantes da turma e já formadas no Curso Técnico de Teatro da Emart.
Segundo o diretor geral, os espetáculos musicais que idealiza sempre precisam ser permeados por teatro, figurinos, coreografias e projeções. Ele explica que a arte do canto nunca vem sozinha, e que todo cantor é um ator, tendo a voz como único instrumento de ligação da música à palavra. “Esse show é um resumo do espírito pedagógico da Escola de Artes Maria José Guedes, uma obra de arte global, que reúne canto, música, teatralidade, composição cênica e visual: tudo misturado”, conclui.
Ficha técnica
Direção Geral e Idealização: Jardel Maia
Direção Cênica: Isabella Cantarino e Carol Haber
Direção Musical, Arranjos e Preparação Vocal: Jardel Maia
Assistente Musical: Flávio Xavier, Josie Schuenk
Adaptações Coreográficas: Isabella Cantarino, Carol Haber
Figurino: Carol Haber e Isabella Cantarino
Assistente de Figurino: Jô Souza e Miliane Bodnarasec
Cenografia: Isabella Cantarino e Carol Haber
Supervisão Coreográfica: Cláudia Byspo
Assistente de Cenografia: Alana Ramalho
Iluminação: Cláudia Byspo
Vídeos: Flavio Xavier, Karina Thomazine, João Valentino, José
Domingos, Josie Schuenck.