O final de semana no Bairro Parque Aeroporto foi marcado pela 11º edição do mutirão Minha Escola Querida, o primeiro de 2011. Durante o sábado (26) e domingo (27), das 8h às 17h, mais de 200 pessoas, incluindo membros da comunidade, professores, alunos e um efetivo de 30 soldados do Forte Marechal Hermes fizeram trabalho voluntário de pintura e revitalização da escola. A principal novidade do primeiro mutirão do ano foi a presença do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que emitiu carteiras de identidade para pessoas acima de 12 anos.
O massoterapeuta Jorge Pereira, conhecido como Ben Johnson, também foi uma atração a parte, com massagens gratuitas para os voluntários e comunidade.
Para o secretário de Educação, Guto Garcia, o mutirão segue um sucesso em sua 11ª edição. “As escolas estão sendo reformadas com um todo, mas o mutirão é algo diferente porque incentiva essa interação da escola com a comunidade. Os voluntários vêm fazer um trabalho de doação excepcional e estabelecemos a cultura do pertencimento que é fundamental para que a população entenda que a escola é dela, um direito e uma responsabilidade”, afirmou.
O vereador Julinho do Aeroporto ajudou na mobilização da comunidade para o evento e elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação. “Essa mobilização é muito positiva porque integra ainda mais o bairro com essa escola que tem um papel importante junto à comunidade há muitos anos”, ressaltou o vereador.
De acordo com a coordenadora do “Minha Escola Querida”, Sônia Terezinha Gonçalves, a participação das empresas é fundamental para a realização do mutirão. “Além de material, nos doaram seu tempo, atenção, carinho. Isso é muito importante porque fortalece os laços das empresas com a comunidade local. Além disso, os voluntários, mais uma vez, estão de parabéns pelo trabalho”.
Sônia destacou as diversas empresas que abraçaram a causa, apoiando a Secretaria de Educação na iniciativa: Diformac forros e divisórias (doou forro para sala de leitura), Emoldurart´s (doou espelho), Vidraçaria do Russo (espelho), Depor box vidraçária (espelho), Zum Vidro Car (espelho), Casa Nossa Material de Construção (ajudou na compra da grade), Arte em ferro (grade), Supermecado Nossa Senhora Aparecida (ajudou na compra da grade), Central dos Pisos (ajudou nas grades), Jorge Cesírio (ajudou na compra das grades), Padaria Mazaroto (ajudou com os pães), Lollipop (ajudou com brinquedos e tapete pedagógicos), Papaelaria Central (brinquedos pedagógicos), Criativa loja (brinquedos), Plac Papéis (brinquedos), Loja do Estudante (brinquedos), Qualivit Generos Alimenticios (mantimentos para o almoço) e Universidade Estácio de Sá (lanche e brinquedos pedagógicos).
Outra parceria inédita firmada pelo “Minha Escola Querida”, neste ano, foi com o Aeroporto de Macaé. Representantes de setores como gerência e superintendência doaram 35 ventiladores de teto para a unidade. “Acredito que esse seja apenas o início da parceria. Queremos participar mais. Interagir mais com o bairro Aeroporto e abraçar essa comunidade”, contou o superintendente do Aeroporto, Hélio Batista.
Durante o evento, a Secretaria de Saúde distribuiu doses homeopáticas contra a dengue e o público teve acesso à confecção de ikebanas organizada pela Fundação Mokiti Okada. O grafiteiro macaense Marlon Muk e sua equipe enfeitaram os muros e paredes da escola com grafitte. As tintas foram doadas pelos estudantes da Universidade Estácio de Sá.