Foto: Ana Chaffin
A proposta é utilizar o momento de espera para que os usuários recebam informações de saúde
A Secretaria de Saúde de Macaé, em parceria com a Divisão de Programas de Educação em Saúde, levou para a sala de espera da Unidade de Emergência Pediátrica (UEP), na manhã dessa quarta-feira (24), o projeto “Tem saúde na sala de espera – Pombos: conhecer para controlar", com informações sobre os problemas de saúde que podem ser causados pelas aves. A proposta é utilizar o momento de espera para que os usuários recebam informações de saúde.
Outras ações estão sendo programadas para o município, visando diminuir a incidência das aves em alguns locais da cidade. De acordo com a coordenadora do programa Educação em Saúde, Nilce Brasil, os professores foram orientados a continuar com o trabalho dentro das escolas, para evitar o convívio direto com os pombos, através de campanhas educativas, como forma de prevenir doenças respiratórias, neurológicas, intestinais e fúngicas, que podem levar à morte.
O Grupo de Teatro em Saúde (Grutas) apresentou a esquete: “Pombos: vamos conhecer para evitar”. A peça conta a história de uma senhora que alimentava as aves e desconhecia os problemas de saúde que elas podiam causar. A dona de casa Margarida Magalhães da Silva, que foi levar o filho para atendimento, apreciou a apresentação do Grutas. “Não sabia que não podia alimentar os pombos, nem sabia dessas doenças”, disse, se comprometendo em levar a informação para seus amigos.
Além das unidades de saúde, o projeto, está percorrendo escolas da rede municipal para divulgar a ação, incluindo práticas educativas entre as crianças, com o projeto “Tem saúde na Escola”. A cozinheira, Ana Paula Santos de Azevedo, que estava com a filha, já conhecia o problema. “A minha casa só vivia cheia de pombos, depois que acabei com as galinhas que eu criava, eles sumiram. Mas sei que tem muita gente que não sabe como evitá-los”, afirmou.