A Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa) entrega no próximo dia sete mais 101 títulos de propriedade às famílias do Condomínio Cidadão Bosque Azul, na Ajuda. Esta será a segunda entrega dos títulos feita aos moradores do Condomínio, que faz parte do Programa de Habitação do Município. No ano passado, a Emhusa entregou 75 títulos.
- Ficamos felizes de ver o sucesso do projeto, que rendeu o prêmio Selo Cidade Cidadã, no plenário da Câmara, em Brasília. O condomínio possui portaria com guarita e vigilância privada, além da infra-estrutura urbana, comentou o presidente da Emhusa, José Cabral da Silveira.
Com a entrega do documento, as famílias passam a ser definitivamente proprietárias dos imóveis e as casas ficam nos nomes das mulheres. O Bosque Azul, área de 600 mil metros quadrados localizada no bairro Ajuda, abriga hoje dois blocos de casas. No local foram assentadas 306 famílias que viviam em área de risco e em Área de Preservação Ambiental (APA). O Condomínio Cidadão tem as casas construídas em uma área de 150 mil metros quadrados.
O local possui infra-estrutura urbana completa: a prefeitura construiu as redes de água pluvial e de esgoto, asfaltou as ruas do condomínio, implantou a Estação de Tratamento de Esgoto, construiu o muro e as portarias. Além disso, o Condomínio Cidadão é um dos primeiros do estado de cunho popular a ter gás canalizado. A Cedae instalou a rede de água potável e a Ampla, de energia elétrica.
As 1500 pessoas que moram nas 306 casas no Condomínio – 100 casas de dois quartos, 200 de um quarto e seis equipadas para deficientes físicos – têm assistência de uma psicóloga, três assistentes sociais, dois estagiários em Recursos Humanos e seis em Serviço Social. Ao lado do Condomínio Cidadão, a prefeitura já iniciou as obras do Condomínio Morada das Rosas, destinado a 32 mulheres chefes de família já cadastradas pela Emhusa.