Com a responsabilidade do saneamento básico das localidades da serra macaense, a Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa) mantém equipe de monitoramento na região, com o objetivo, de medir a eficiência das Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE) existentes nos distritos serranos. Por meio da coleta de amostras de água e esgoto, a equipe controla a qualidade da água distribuída à população e a balneabilidade dos rios e córregos, onde são lançados os efluentes tratados nas ETEs.
De acordo com o engenheiro Carlos Renato Mariano, diretor de Saneamento Ambiental da Emhusa, a empresa busca manter o controle dos sistemas de tratamento de água e esgoto que ela operada e tem o objetivo de divulgar, em breve, o resultado desse monitoramento no site da prefeitura de Macaé, para o conhecimento da população.
- Hoje, a serra macaense, que não contava com tratamento de água, já tem funcionando a ETA de Trapiche, as Unidades de Tratamento Simplificado de água na Areia Branca, Bicuda Pequena, Frade e Glicério, a ETA de Córrego do Ouro está sendo concluída e já há projetos aprovados para construir as ETAs de Glicério e do Sana. Isso mostra que o município vem avançando no tratamento da água que chega à população e na preservação dos mananciais da serra macaense – disse Carlos Renato.
Em relação ao tratamento de esgoto, a prefeitura de Macaé, através da Emhusa, é responsável pelo funcionamento e manutenção da ETE de Glicério, do Sana e do Condomínio Bosque Azul e deve iniciar em maio a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Trapiche.
Segundo o diretor de Saneamento Ambiental, para garantir a balneabilidade dos rios e córregos da serra macaense e medir a eficiência das Estações de Tratamento de Água e de Esgoto da região, a Emhusa mantém uma equipe de profissionais da empresa, composta por engenheiro sanitarista, engenheiro químico, técnico em saneamento, técnico em química, auxiliar de laboratório, gestor ambiental e estagiário da área de gestão ambiental.
O presidente da Emhusa, José Carlos Cabral, destaca a preocupação do prefeito Riverton Mussi com o saneamento básico da região serrana. “A prefeitura de Macaé vem investindo no saneamento básico da região serrana, o que nunca foi feito durante anos no município. Hoje, as comunidades já começam a contar com tratamento de água e de esgoto e o objetivo da administração municipal é levar água, em quantidade suficiente para atender as demandas da população serrana, e de qualidade, para a manutenção da saúde”, concluiu Cabral.