Foto: Maurício Porão
Museu tem artesanato, gastronomia, música e iluminação cor de rosa.
A Secretaria de Cultura vai preparar, a cada edição do ‘Quintas no Museu’, uma surpresa para o público do evento. Na primeira oficina, a ‘Handmade’ (feito à mão), a novidade foi a participação do treinador e empreendedor selado pelo programa Shell Iniciativa Empreendedora, Rômulo Bózeo, que ministrou palestra sobre empreendedorismo, com enfoque em vendas e com divertidas dinâmicas. Ao anoitecer desta quinta-feira (18), o Solar dos Mellos foi iluminado por luz cor de rosa em alusão a campanha “Outubro Rosa 2018” de conscientização para a prevenção do câncer de mama.
O público da oficina de ‘Handmade’, de cerca de 70 pessoas, foi formado por artesãs, que expuseram seus artigos em estandes nos jardins do museu, e também por integrantes da Guarda Sênior de Macaé. Além do artesanato, bikefoods de doces e cafés estiveram presentes neste ‘Quintas no Museu’, evento semanal, aberto ao público, às quintas-feiras, das 14h às 18h.
- Estou muito feliz com este momento que o Solar dos Mellos está vivendo, por estarmos abrindo este espaço para os diversos movimentos culturais: artesanato, gastronomia, música, dança, capoeira etc. Já temos confirmada a comemoração dos 80 anos da fábrica de linhas Círculo S/A, em 1º de novembro, aqui, durante o ‘Quintas no Museu’. A convidada é representante da empresa, Renata Vieira, que fará uma palestra especial, enfatiza o secretário de Cultura, Thales Coutinho.
A diretora do Solar dos Mellos, Viviane Chaves destaca que sempre haverá uma boa surpresa para agregar novos conhecimentos e ainda boa música.
"Fora a comemoração dos 80 anos da Círculo, já estão programadas as atividades e palestras para a próxima quinta-feira (25). Esperamos que o público prestigie a feira de artesanato e gastronomia do ‘Quintas no Museu’", convida a diretora do Solar dos Mellos.
Uma das produtoras do evento, Ivana Mussi, explica que em cada encontro semanal quatro microempreendedores individuais do ramo da gastronomia terão a oportunidade de participar. “Haverá um revezamento para que todos os interessados tenham a chance de realizarem suas vendas”, disse.
A artesã Jussara Lisboa disse que pretende voltar nas próximas edições “Amei o evento, o ambiente, tudo! Mas especialmente a palestra. É muito construtivo quando temos a possibilidade de ouvir as experiências dos outros e acredito que esta palestra beneficiou não apenas aos artesãos, mas a todos que estão aqui”, ressaltou.
"Empreendedorismo é externar uma inquietude... O processo de venda é um processo de ajuda. Caso você não possa prestar esta ajuda, o cliente não volta. Por isso são fundamentais a ética e a competência e também o autoconhecimento. Se a gente não se conhece, como vender algo significativo para alguém? A verdade é imprescindível", frisou o palestrante macaense, Rômulo Bózeo.
Rômulo Bózeo, que atuou como Diretor Comercial do Macaé Basquete, além da Shell Iniciativa Empreendedora, participou do Empretec, programa da ONU aplicado pelo Sebrae, foi aluno do Curso Moving Up da High Stakes Academy com foco em Produtividade e Alta Performance e é formado pelo curso de extensão de Gestão Estratégica de Negócios pela UFRJ e pelo Treinamento Lince de Liderança de Alta Performance do Master Mind.
A ‘Oficina de Handmade’ busca aprimorar o conceito do trabalho artesanal, unindo os grupos de artesãos, ateliês, artistas individuais e pessoas que desejam aprender ou aprimorar os seus conhecimentos. Esta atividade é gratuita e não é preciso inscrição prévia. Basta levar a curiosidade ou os trabalhos artesanais que esteja confeccionando para trocar experiências. O museu está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Mais informações pelo telefone 2759-5049.