Prestar consultoria empresarial gratuita em Macaé é um dos objetivos da empresa júnior que será implantada na Faculdade Pública Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), a partir do próximo ano. O projeto, que já está sendo desenvolvido há três semestres, foi apresentado aos estudantes da instituição durante a 17ª Mostra de Projetos da FeMASS, que acontece na Cidade Universitária, das 14h às 22h, até sábado (11).
Os graduando dos cursos de Administração, de Sistemas de Informação e de Engenharia de Produção foram convidados a integrar o projeto que abrange os diversos setores de uma empresa, como de gestão, de marketing e de operações. Após a adesão voluntária dos alunos e participação no empreendimento, a próxima etapa será a realização de palestras voltadas aos empresários locais para apresentação da proposta.
“Tudo começou como um projeto semestral da faculdade”, explica o graduando do curso de Engenharia de Produção e diretor da empresa, Bruno Maia. As tomadas de decisão na empresa Junior serão feitas a partir de um conselho diretor integrado por estudantes das três graduações, que, com essa atividade de extensão acadêmica, terão a oportunidade de vivenciar situações reais de empresas locais e propor soluções embasadas teoricamente para os problemas apresentados.
O coordenador do curso de Administração, Edson Ricardo Gonçalves, ressalta a importância desse projeto. “Levar esses conhecimentos à comunidade em que a faculdade está inserida, com Macaé, envolvida com a produção de petróleo, é de suma importância. Vamos oferecer assessoria adequada, científica, a microempresas locais que, muitas vezes, têm essa necessidade e não dispõem de recursos para a qualificação profissional de seus funcionários, ficando carentes desses serviços. Pretendemos alinhar a teoria à prática. Esse será um de nossos desafios para 2011”, diz.
“Alguns trabalhos apresentados nessa mostra têm potencial para se tornarem de iniciação científica e de extensão”, considera o coordenador de projetos da FeMASS, Leonard Barreto. Ele aconselha que os alunos fiquem atentos aos editais de incentivo à iniciação científica e à extensão de Fundação Educacional de Macaé (Funemac), que são lançados no início de cada ano, para inscrição da suas produções. “Em 2008, foram apresentados 114 trabalhos semestrais nas primeiras mostras. Somente no primeiro semestre deste ano foram 184 e neste segundo, 178, todos integrando os estudantes dos três cursos. Esse é um importante diferencial da FeMASS”, salienta.
Mais informações sobre a 17ª Mostra, que acontece na Cidade Universitária, rua Aluísio Da Silva Gomes, 50, na Granja dos Cavaleiros, podem ser obtidas pelo telefone 2796-2501.