logo

Empresa multinacional doa livros à escola municipalizada

14/06/2006 15:46:51 - Jornalista: Cesar Dussac

A Escola Estadual Municipalizada Coquinho recebeu 310 livros de autores de textos infantis e infanto-juvenis. A entrega foi feita na manhã desta quarta-feira (14), por funcionários da Schlumberger, em nome da empresa, atendendo ao projeto “À luz dos autores”, da escola da Praia Campista. Os alunos agradeceram com paródias e poesias de autoria própria. A empresa distribuiu sanduíches, refrigerantes, pipoca, algodão doce, que foram consumidos entre brincadeiras conduzidas por um recreador infantil.

Segundo a professora Luemy Ávila, orientadora da escola, o objetivo do projeto é provocar nos alunos, desde a Educação Infantil, o prazer pela leitura e escrita, utilizando textos direcionados aos públicos infantil e infanto-juvenil, nas mais variadas formas de literatura como poesias e narrativas, e as biografias dos autores relacionados pelo projeto: Ana Maria Machado, Ziraldo, Silvia Ortofh, Ruth Rocha e Carlos Drummond de Andrade. As obras doadas são desses autores, à exceção do poeta Drummond. O material também inclui Elza Sallut, Joel Rufino, Sonia Junqueira, Andrey Wood, Milton Camargo, além dos tradicionais contos de fadas e fábulas de Esopo.

O gerente da linha IPM da empresa, Carlos Machado, falou pela equipe que se mobilizou em favor do projeto da escola. “É nossa intenção continuar colaborando com o projeto dessa escola, além de atentar para outros tipos de ação – SA 8000 – atendendo aos requisitos da responsabilidade social. As equipes se reúnem e deliberam que tipos de projetos devem ser alcançados. A educação é algo que nos toca muito, mas ano que vem, devemos direcionar também novas ações para um asilo ou outras entidades assistenciais”, concluiu.

As professoras Carmem Moitinho e Andréa Assis (contadora de histórias), da equipe de integração da Educação, representaram a secretária Milmar Pinheiro. Carmem agradeceu em nome da secretária e ressaltou que a Educação precisa que mais empresas se sensibilizem, planejem e implementem ações de responsabilidade social.

Na oportunidade, a diretora Nadieza Gurgel contou que participou de um jantar com integrantes da associação de esposas de funcionários da empresa, quando falou do projeto literário da escola a Jeolis Ruiz. Jeolis e o marido Miguel Ruiz, coordenador de produção, levaram a idéia ao coordenador de manutenção, Alain Caluwaerts, e ao gerente da linha IPM da Schlumberger, Carlos Machado, que abraçaram a idéia do projeto. “Um dia, Jeolis ligou para mim e disse que proporcionariam aos alunos uma festa para a doação dos livros em nome da empresa. Mobilizamos os 328 alunos, do pré-escolar ao 5º ano, para recepcionar a equipe da empresa. Aproveitamos a ocasião para um exercício didático. Os alunos deveriam agradecer, compondo poesias e paródias em cima de músicas com o tema Copa do Mundo”, contou Nadieza.

Lincoln Pierre Ferreira Lessa Sampaio, aluno do 5º ano, compôs uma paródia da canção da Copa da TV Globo. “Eu sei que sou/ Vou do jeito que eu sei/ De livro em livro/ Entregar a vocês/ Vou entregar/ Essa especialidade/ Que só traz aprendizagem/ Brasil!