logo

Empresa norueguesa inicia instalação em Imboassica

28/09/2005 18:40:30 - Jornalista: Janira Braga

A empresa norueguesa K.Lund começou a instalar seu parque de produção no bairro Imboassica e deve iniciar a fabricação de compressores para a indústria offshore no próximo ano. A informação foi passada nesta quarta-feira (28) pelo cônsul para assuntos comerciais da Noruega, Erik Hannisdal, durante encontro com o prefeito Riverton Mussi (PSDB), no gabinete.

O cônsul geral da Noruega, Torbjorn Holthe, também participou do encontro, além do secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, do Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, e do presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira.

- A K.Lund já está com o escritório funcionando em Imboassica e se prepara para começar a produzir em 2006. Vamos iniciar as vendas de compressores no mercado brasileiro e seguir talvez para outros mercados – destacou o cônsul. A empresa, considerada de médio porte, vai gerar 30 empregos diretos e cem indiretos. A K.Lund vai se somar às 20 empresas norueguesas da cadeia produtiva de petróleo já instaladas em Macaé.

Hannisdal informou que outras 60 empresas da Noruega, também da área industrial de petróleo, estão interessadas em instalar linhas de produção no Brasil, e Macaé tem chance de receber alguns desses empreendimentos. “Macaé é a capital do petróleo e vai continuar com esse título. Estive com representantes de 60 empresas norueguesas e Macaé é um dos lugares possíveis para abrigar esses investimentos. Poderemos fazer grandes parceiras entre o município e a Noruega”, acentuou.

PÓLO INDUSTRIAL - O prefeito ressaltou que existe uma expectativa positiva de atração de novas empresas da Noruega para o município e explicou aos representantes do consulado a infra-estrutura industrial que a cidade possui. “Estamos implantando o Pólo Industrial em Macaé, que terá toda a infra-estrutura necessária para atender as empresas, criando um diferencial competitivo e de alta tecnologia. Também vamos ampliar o Pólo de Serviços e iniciar a construção do Pólo Tecnológico”, afirmou, acrescentando que a prefeitura está construindo o Pólo Universitário, que abrigará a primeira universidade do Rio de âmbito municipal.

Riverton observou que os pólos estarão interligados por um arco viário de Cabiúnas a Imboassica, sem que haja necessidade de utilização do Centro. Durante a reunião, o prefeito comentou que 15% da população macaense é formada por estrangeiros e que a prefeitura nutre “respeito e admiração”por essa comunidade. “Vamos inaugurar o pavilhão das bandeiras na entrada da cidade com as bandeiras de todos os países que têm empresas em Macaé. E vocês estão convidados para a inauguração”, disse o prefeito, se dirigindo aos diplomatas. Riverton ainda citou outros dois projetos que o governo vai implantar: as escolas de idiomas e de informática.

O presidente do Fumdec assinalou a importância do contato com delegações internacionais para gerar oportunidade de intercâmbio de estudantes. “Durante nossa viagem ao Reino Unido, firmamos o compromisso de promover intercâmbio entre alunos da rede publica de Macaé com Aberdeen e queremos intensificar o processo de dar oportunidade do jovem de estudar fora e incrementar sua cultura”, observou Siqueira.