Foto: Ana Chaffin
Quem quiser pode doar arroz, feijão, fubá, macarrão, leite em pó, óleo, pó de café, farinha, açúcar
A campanha “Vacinação Solidária” da Prefeitura de Macaé, liderada pela primeira-dama Quelen Rezende, recebeu meia tonelada de alimentos não-perecíveis, nesta quarta-feira (23), no Hotel de Deus, por doação feita por empresário local, proprietário do Posto Via Norte. A campanha doará os alimentos a instituições assistenciais do município.
As pessoas que quiserem podem doar arroz, feijão, fubá, macarrão, leite em pó, óleo, pó de café, farinha, açúcar. As doações devem ser feitas nos postos fixos de vacinação no Colégio Estadual Mathias Neto, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, no drive thru da Cidade Universitária, e nos polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), na região serrana do município. Centenas de alimentos já foram entregues pela população, que tem comparecido para se vacinar.
Quem já se vacinou e quiser colaborar com a campanha também pode fazer a sua contribuição. A ação será realizada até 29 de julho, dia do aniversário do município de Macaé, porém, as doações poderão continuar sendo feitas a partir desta data enquanto a vacinação estiver acontecendo. No dia da entrega, os alimentos doados serão pesados.
A adesão espontânea à campanha tem sido ampliada com a participação de artistas locais e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) e Macaé Convention & Visitors Bureau.
“Agradeço a participação de todos que abraçaram esta causa porque, além de cuidarem da sua saúde sendo vacinados, contribuem para cuidar do próximo. Estes alimentos, com certeza, vão ajudar as pessoas que precisam. Agradeço a contribuição do Posto Via Norte, a primeira empresa que fez esta doação tão importante para a vida de muita gente”, enfatizou a primeira-dama. Ela levou o filho Lucas, 10 anos, para acompanhar a entrega dos alimentos como forma de estimular os adultos a envolverem as crianças em ações de conscientização da importância da solidariedade. “É bom ajudar as pessoas”, disse Lucas.
A entrega dos alimentos foi acompanhada pelo secretário municipal adjunto de Habitação, Leandro Mussi, que abraçou a campanha junto com os demais órgãos da prefeitura. “O governo municipal todo está junto nesta campanha, que é importante para ajudar quem precisa. Contamos com as doações da população, do empresariado, de artistas e de todos que puderem doar um quilo de alimento”, destacou.
A primeira-dama informou que as doações serão distribuídas para entidades como a Casa do Idoso, Recanto dos Idosos, Toca de Assis, Escola Sentrinho e Fazenda Esperança, entre outras que serão incluídas a fim de beneficiar mais pessoas que precisam. Ela reforçou que a doação dos alimentos é voluntária e não interfere no direito das pessoas serem vacinadas.
“É um ato de solidariedade. A ideia é que na hora que chegar a sua vez de receber a vacina, se quiser e puder, você doe um quilo de alimento não perecível de forma que possa agradecer o ato de estar sendo vacinado ajudando a cuidar de quem precisa”, concluiu Quelen Rezende. Só devem ser doados alimentos não-perecíveis porque são aqueles que podem ser armazenados, com segurança, em temperatura ambiente.