logo

Empresários angolanos demonstram interesse de investir no Pólo Industrial

15/09/2005 16:36:30 - Jornalista: Janira Braga

Empresários de Angola, na África, demonstraram interesse de investir no Pólo Industrial de Macaé. A informação foi dada por telefone nesta quinta-feira (15) pelo Secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, que está junto com o Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura e com uma comitiva de empresários de Macaé em Luanda, capital de Angola, desde segunda-feira (12). O prefeito Riverton Mussi (PSDB), que estava em outra missão de negócios no Reino Unido, na Europa, se une ao grupo na África nesta sexta-feira (16).

Os empreendedores interessados em investir em Macaé são fabricantes de componentes utilizados na cadeia produtiva do petróleo. “Angola produz 1,5 milhão de barris de petróleo por dia, semelhante a nossa produção na Bacia de Campos. O país tem características sociais que Macaé também possui”, comentou Jordan, destacando que muitas operadoras instaladas no município também têm base em Angola.

A concepção do Pólo Industrial de Macaé é baseada no modelo de cluster (agrupamento de empresas), e vai estimular a instalação empresas com alto conteúdo tecnológico, por serem geradoras de mão-de-obra qualificada. Serão priorizados setores industriais para atender a cadeia de extração e produção de gás e petróleo e também para outros setores industriais da economia nacional e internacional. Um exemplo é o setor metal-mecânico e o setor eletro-mecânico.

Outro interesse demonstrado pelos angolanos foi no Complexo Universitário de Macaé, que está em construção em anexo à Linha Verde. O Complexo vai abrigar a primeira universidade de âmbito municipal do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Municipal de Macaé (UMM). “Os angolanos estão interessados em trocar experiência na área de educação. Existe facilidade de língua e cultura”, atestou Jordan.

O Pólo Tecnológico, que ficará na Virgem Santa e será voltado para a instalação e ampliação de empresas de tecnologia ligadas tanto ao setor de petróleo quanto a outros segmentos, também despertou interesse nos empresários angolanos. “Todos os pólos de desenvolvimento do governo de Macaé foram apresentados aos investidores locais, que ficaram interessados”, ressaltou o secretário.

Jordan informou que a comitiva de Macaé já esteve em reuniões em Angola com os ministros da Ciência e Tecnologia; Educação; Saúde e Administração Pública. “Os próximos encontros são com o governador de Luanda e com o Ministro do Petróleo”, disse.