logo

Empresários da Índia conhecem potencial econômico de Macaé

10/05/2006 14:58:43 - Jornalista: Janira Braga

O vigor econômico e as facilidades de negócios de Macaé foram apresentados a 27 empresários da Índia, pelo vice-presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Luiz Kanda, durante reunião de negócios realizada na Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro, no Rio.

A comitiva da Índia foi formada por médios e grandes empresários, como o presidente de uma instituição financeira, investidores do setor de petróleo e gás e proprietários de indústria de beneficiamento de plástico. Segundo Luiz Kanda, o próximo passo para a concretização dos investimentos em Macaé é a visita dos empreendedores no município, que deve acontecer no segundo semestre. Além disso, os empresários vão conhecer o Banco Central.

- Mostramos dados de Macaé, como o crescimento da cidade, estipulado em 600% desde 1997, e informamos o potencial de negócios do município, que foi apontado o que mais se desenvolveu na última década no eixo Rio-São Paulo, segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – destacou Kanda, acrescentando que a infra-estrutura da cidade e a logística também foram abordados na reunião.

O representante da prefeitura explicou aos possíveis investidores que Macaé, considerada a capital nacional do petróleo por produzir 83% do óleo nacional, além de 42% do gás natural, detém também a sexta colocação do Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Estado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O petróleo é a mola mestra da nossa economia e a nossa principal matriz energética. Mostramos aos empresários que o governo atual investe os royalties em projetos que elevam a qualidade de vida dos moradores e que vão garantir a sustentabilidade da cidade”, disse.

Os pólos de desenvolvimento do município – Industrial, Tecnológico, Universitário e de Serviços – chamaram a atenção do empresariado, que conheceu também os investimentos da cidade nas 116 unidades de educação municipal e na saúde, como o investimento de R$ 50 milhões somente neste ano na manutenção do Hospital Público Municipal (HPM).

De acordo com o vice-presidente do Fumdec, os empresários se mostraram interessados até em participar da próxima rodada de licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Este ano será o oitavo leilão. “Macaé é referência internacional de negócios e tem condições de abrigar mais empreendimentos, com os investimentos nos pólos de desenvolvimento e em infra-estrutura que a prefeitura executa. Por isso buscamos novos investidores que possam somar à nossa economia e gerar emprego e renda”, concluiu Luiz Kanda.