logo

Empresas ajudam o Teatro Municipal a manter sua programação

03/08/2005 11:37:48 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Patrocinar a cultura é um prazer para muitos empresários. O Teatro Municipal de Macaé conta com o apoio de oito empresas, que colaboram desde refeições aos atores, até curso de inglês para os funcionários da Fundação Macaé de Cultura (FMC). “Parcerias são sempre muito bem vindas”, disse a presidente da Fundação, Ivana Mussi.

Segundo o diretor de arte Uriel Marques, da agência de publicidade Acontece Brasil, o apoio ao entretenimento crítico é extremamente saudável: “O mais importante é buscarmos um lazer que desenvolva a sociedade culturalmente”, avalia.

Já Fábio Carneiro, administrador do curso de inglês Yázigi, disse que sem o apoio das empresas ficaria difícil para a Fundação Macaé de Cultura trazer grandes eventos para Macaé. “Convido os empresários a ajudarem, pois quanto mais empresários ajudando, menor será o investimento de cada um”, explica.

A funcionária da Via Cabo TV, Lucélia Lopes Eugênio, disse que toda empresa deve ter seu lado social e que Macaé, como todas as cidades, precisa muito de cultura. “O teatro é importante para oferecer lazer à população”, justifica.

- Nosso objetivo é incentivar a cultura em Macaé, possibilitando que a Fundação Macaé de Cultura traga mais peças para nossa cidade. O principal é não deixar a cultura morrer no município”, ressalta o administrador do restaurante Brazão, Eduardo Zarour Júnior.

Para Elizabeth Sato, da Tomodati Delivery, muitos reclamam da falta de opções culturais, mas ela está feliz com a programação do Teatro Municipal. “Outras empresas poderiam ajudar a cultura”, afirma.

A administradora da Gráfica Real, Lucimar Pires Selem, afirmou que ao invés de ir ao Rio de Janeiro, as pessoas têm teatro de qualidade em Macaé. “Como o trabalhador vai ter acesso à cultura sem a ajuda da Prefeitura em parceria com empresas privadas?”, questiona, contando que se sente bem em ajudar o povo que merece e precisa de lazer cultural, através da arte.

Além das empresas mencionadas, também ajudam o Teatro Municipal de Macaé, o Empório Mineiro e o Kactus Mexican Bar.

Projetos

A Fundação Macaé de Cultura tem diversos projetos que podem receber ajuda de empresas privadas. O Art Luz, que oferece a 1300 crianças e adolescentes cursos de desenho, flauta doce, capoeira, balé, jazz moderno, karatê e outros. O Art Luz é voltado a famílias de baixo poder aquisitivo, buscando a inclusão social.

Outros projetos da FMC são: a Escola de Artes Maria José Guedes, que possui 112 alunos de teatro (Curso de Artes Cênicas), 150 de música clássica (Conservatório Macaé de Música) e o Coral da Cidade de Macaé. A Ecotrupe, cujos atores encenam peças que divulgam a proteção ao Meio Ambiente e a Corafro, que apóia a cultura afro-brasileira, também estão disponíveis a parcerias com empresas de Macaé. O telefone da Fundação Macaé de Cultura é 2759-0889.